Chamadas
Veja seu Voto: Site que “revela” voto a partir do CPF é FALSO
Está circulando nas redes sociais e em grupos de aplicativos de troca de mensagem como o WhatsApp e o Telegram a informação de que um site chamado Veja seu Voto, permite ao eleitor consultar sua votação através do seu CPF. No entanto, o site Veja seu Voto é totalmente falso.
Nas mensagens são divulgadas informações de que o site estaria diretamente ligado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde, preenchendo apenas o número do seu CPF, você terá a confirmação de quem você votou para presidente.
Veja seu voto é FALSO
O site podia ser acessado através do domínio vejaseuvoto.info, onde o eleitor caia em uma página que pedia para o usuário preencher os números do CPF para se conectar ao banco de dados do TSE e informar em quem você votou.
Contudo, o Tribunal Superior Eleitoral já se posicionou através do verificador Fato ou Boato, desmentindo a notícia quanto a usabilidade deste site. O TSE classificou o conteúdo como falso, ressaltando que o voto é secreto.
“Antes de tudo, é preciso destacar que o voto digitado na urna eletrônica, além de sigiloso, é inviolável, conforme prevê a Constituição Federal. Além disso, não há como vincular a autoria de um voto registrado na urna a um eleitor específico”, afirmou o TSE.
Segundo o Tribunal, o site retornava informações com qualquer número que era inserido, ou seja, mesmo que você colocasse um CPF que não era válido, seria possível consultar a informação.
Segundo especialista consultado pelo portal Tecmundo, o sistema operava um código server-side, que tira hash do CPF, e se for para, soltava o 22 e se fosse ímpar soltava o 13.
Resumidamente falando, o site realizava uma operação matemática com o número do CPF do eleitor, onde, caso fosse identificado um número ímpar, era mostrado o voto no 13 (PT). Do contrário, se fosse par, era mostrado 22 (PL).
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional23 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep