Chamadas
Vem aí as contas do início do ano, veja quais são elas e programe-se
Com a chegada do final de ano, além das festividades como o natal e o réveillon, também é o momento de começar a se preparar para os gastos de início de ano.
Somente no começo do ano, milhões de brasileiros já são confrontados com gastos importantíssimos que vão desde impostos até a compra de materiais escolares.
A lista dos principais gastos do início de ano pode até não ser tão grande, mas com certeza pesam e muito no bolso das pessoas que tem que ralar e muito para conseguir cumprir com todos os compromissos.
Impostos de início de ano
Vamos conhecer os principais impostos que surgem na vida de milhões de brasileiros todo início de ano, para ser possível já se programar para o que está por vir.
IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual e que incide sobre proprietários de veículos, seja ele, carro, moto, caminhão, etc.
Em 2022, o IPVA registrou um aumento médio de 22% devido à alta valorização em decorrência da crise gerada pelo período de pandemia no país.
Contudo, os motoristas já podem se preparar, pois, segundo especialistas, o imposto deverá ficar até 10% mais caro em 2023, uma alta menor que este ano, mas ainda, sim, com uma alta extremamente expressiva.
IPTU
O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é outro tributo anual que aparece na vida dos brasileiros todo início de ano.
O IPTU incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos, ou dependendo do contrato de locação, acaba sendo uma obrigação de quem mora de aluguel.
Diversas prefeituras espalhadas pelo país inclusive já estão enviando o carnê do IPTU para os endereços, todavia, outros tantos acabam esperando a virada do ano para entregar os boletos de pagamento.
- Leia também: Dívida Prescrita: Vale a pena ou não pagar?
Outras despesas de início de ano
Além dos impostos de início de ano listados anteriormente, o brasileiro também acaba se deparando com algumas outras contas que aparecem no início do ano, vejamos!
Matrícula dos filhos
No início do ano, pessoas que têm filhos em idade escolar, ou filhos que estejam realizando algum curso ou até mesmo a faculdade, além das mensalidades normais, também se deparam com a cobrança de uma taxa de matrícula no início do ano.
Material escolar
Não só de matrícula vive os pais, isso porque, além de custos com a matrícula, todo ano é preciso se deparar com uma lista de material escolar.
Dessa forma, é preciso comprar os materiais que a própria escola pede, como também os itens necessários para que os filhos possam estudar, como caderno, mochila, dentre outros itens.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.