Chamadas
Vendas no comércio aumentaram de agosto para setembro
Em setembro deste ano, o comércio varejista registrou um aumento de 0,6% no volume de vendas em todo o país, em comparação com o mês anterior. Esse crescimento vem após uma variação negativa de 0,1% em agosto. Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8).
Além disso, o setor varejista apresentou crescimentos notáveis em diversas métricas: em relação a setembro do ano anterior, houve um aumento de 3,3%, no acumulado deste ano houve uma elevação de 1,8%, e no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 1,7%.
Leia também: Vendas No Comércio Tiveram Recuo Em Agosto
O crescimento de 0,6% entre agosto e setembro foi impulsionado principalmente por três das oito atividades avaliadas pelo IBGE: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%).
Por outro lado, cinco atividades registraram quedas nesse período: combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,1%).
Leia também: A ascensão do e-commerce: como as transações digitais estão moldando a economia moderna
A receita nominal também teve um desempenho positivo, com um crescimento de 1% na comparação com agosto. Em relação a setembro do ano anterior, a receita aumentou 5,4%, enquanto no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, a elevação foi de 4,3% e 6%, respectivamente.
Varejo ampliado
O setor de varejo ampliado, que abrange não apenas o comércio varejista, mas também os segmentos de materiais de construção e vendas de veículos e peças, registrou um crescimento de 0,2%. No entanto, esse crescimento foi menor em comparação com o comércio varejista devido às quedas de 0,9% nas vendas de veículos, motos, partes e peças, e 2% nas vendas de materiais de construção.
O segmento ampliado apresentou crescimentos de 2,9% na comparação com setembro de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Além disso, a receita nominal do varejo ampliado cresceu 0,5% em relação a agosto deste ano, 4,9% na comparação com setembro do ano passado, 5,7% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses.
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.