Vendas no comércio aumentaram de agosto para setembro

Em setembro deste ano, o comércio varejista registrou um aumento de 0,6% no volume de vendas em todo o país, em comparação com o mês anterior. Esse crescimento vem após uma variação negativa de 0,1% em agosto. Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8).

Além disso, o setor varejista apresentou crescimentos notáveis em diversas métricas: em relação a setembro do ano anterior, houve um aumento de 3,3%, no acumulado deste ano houve uma elevação de 1,8%, e no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 1,7%.

Leia também: Vendas No Comércio Tiveram Recuo Em Agosto

O crescimento de 0,6% entre agosto e setembro foi impulsionado principalmente por três das oito atividades avaliadas pelo IBGE: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%).

Por outro lado, cinco atividades registraram quedas nesse período: combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

Leia também: A ascensão do e-commerce: como as transações digitais estão moldando a economia moderna

A receita nominal também teve um desempenho positivo, com um crescimento de 1% na comparação com agosto. Em relação a setembro do ano anterior, a receita aumentou 5,4%, enquanto no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, a elevação foi de 4,3% e 6%, respectivamente.

Varejo ampliado

O setor de varejo ampliado, que abrange não apenas o comércio varejista, mas também os segmentos de materiais de construção e vendas de veículos e peças, registrou um crescimento de 0,2%. No entanto, esse crescimento foi menor em comparação com o comércio varejista devido às quedas de 0,9% nas vendas de veículos, motos, partes e peças, e 2% nas vendas de materiais de construção.

O segmento ampliado apresentou crescimentos de 2,9% na comparação com setembro de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Além disso, a receita nominal do varejo ampliado cresceu 0,5% em relação a agosto deste ano, 4,9% na comparação com setembro do ano passado, 5,7% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago