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Você Microempreendedor Individual sabe como consultar e emitir boletos?

O MEI foi criado no Brasil com o objetivo de formalizar aqueles trabalhadores informais, para que eles possam atuar de forma legalizada com a sua empresa. 

Na matéria de hoje vamos esclarecer para esses microempreendedores como consultar e emitir boletos. Continue conosco e confira! 

Muitos não sabem mais o cidadão que tem o cadastro ativo no sistema, ele tem várias vantagens dentro do ramo empresarial, vamos citar rapidamente alguns para você entender melhor: 

  • Como abertura de contas em bancos;
  • Pedido de empréstimos;
  • Emissões de notas fiscais e boletos;
  • Consulta do Imposto de Renda.

Mas vamos para o assunto principal da nossa matéria, primeiramente para saber como gerar o boleto ou até mesmo queira negociar a sua dívida, você precisa entender o que é DAS. Veja abaixo! 

Como consultar o MEI pelo CPF?

  • Primeiramente entre no portaldoempreendedor.gov.br;
  • Em seguida acesse a opção “Serviços”;
  • Depois disso, acesse a opção “Comprovante de MEI”;
  • Logo você será redirecionado a uma página onde você deverá informar o seu CPF e a sua data de nascimento;
  • Feito isso você terá o resultado da sua pesquisa.

O que é DAS e DAS MEI?

Você sabia que há uma diferença dentro do DAS? Em um grupo encontramos os micro e pequenos empresários, que fazem suas contribuições de acordo com o seu faturamento. 

No outro grupo estão os microempreendedores individuais que fazem as suas contribuições com um valor fixo mensal e possuem um limite de gasto por ano, se esse limite for excedido irá gerar cobranças extras.

Como emitir o Boleto do microempreendedor individual

Como explicamos acima, o DAS MEI ou gua MEI é a documentação utilizada para quitação dos impostos que são relacionados às atividades do microempreendedor individual. 

Veja o passo a passo abaixo.

  • Primeiramente acesse o portal do empreendedor, o site é disponibilizado pelo Governo Federal. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ ;
  • Logo depois vá até a opção “Serviços”, esta opção fica localizada em “ Já Sou” à direita da página;
  • Logo depois clique em “Pague sua contribuição mensal” e depois na opção “Boleto de Pagamento”.
  • Depois será necessário digitar o seu CNPJ, em seguida os caracteres de segurança, com isso ao acessar o sistema o seu boleto será gerado;

Ressaltando que para quem precisa gerar a segunda via do boleto, a ordem é a mesma, basta seguir este passo a passo que citamos acima. 

Qual a forma de pagamento?

O pagamento se dá em três formas: 

  • Débito automático;
  • Boleto.
  • Online;

Como é feito o pagamento em Débito Automático?

O mesmo é feito pelo site da Receita, sendo necessário informar o CPF, CNPJ e Código de Acesso, é necessário ter conta em um dos bancos cadastrados. 

Pagamento pelo Boleto 

Primeiramente é necessário imprimir o boleto em seguida você poderá efetuar o pagamento em qualquer agência. 

Agora veja como é feito o pagamento online.

  • Depois informe o CNPJ e digite o código de segurança;
  • Depois clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  • Em seguida você basta selecionar o ano-calendário, meses e data em que vai pagar o DAS;
  • Depois clique em “Pagar Online”;
  • Feito isso você será redirecionado para o pagamento via Internet Banking;

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Por Laís Oliveira 

Wesley Carrijo

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