Você sabe consultar os pontos da sua CNH?

Dirigir com atenção é um dos pontos primordiais ao sentar atrás de um volante. Contudo, muitas das vezes é inevitável ocorrer imprudências por diversos motivos e daí o motorista é punido com multa e perda de pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Essa é uma forma de garantir a segurança e o controle do trânsito, de acordo com a Legislação Brasileira de Trânsito, e as faltas são divididas nas categorias: leve, média, grave e gravíssima. 

Para isso foi instituída a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesta leitura vamos explicar como funciona este sistema e como você deve fazer para consultar seus pontos.

Como funciona o sistema de pontuação da CNH?

Sempre que um condutor atinge o limite de pontos previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a CNH é suspensa, ou seja, o motorista ficará um tempo impedido de dirigir com o punição a seus atos infratores.

Como citamos no início deste texto, as penalidades são divididas em leve (3 pontos), média (4 pontos), grave (5 pontos) e gravíssima 7 (pontos). Na somatória destes pontos, com a nova lei de trânsito, a pontuação limite para a suspensão da CNH ficou assim:

  • 20 pontos, caso o condutor cometa 2 infrações gravíssimas no período de 12 meses;
  • 30 pontos, caso o condutor cometa 1 infração gravíssima no período de 12 meses;
  • 40 pontos, caso o condutor não cometa infração gravíssima no período de 12 meses;

Como você pôde perceber, passados os 12 meses, os pontos expiram. 

Como faço para consultar meus pontos?

Há mais de uma maneira de você realizar a consulta dos seus pontos. A primeira delas é se dirigindo diretamente ao Detran de sua cidade munido da CNH e documento do veículo. Em caso da perda da Carteira, apresentar o boletim de ocorrência e realizar a consulta. Se o próprio não puder comparecer, um parente pode fazê-lo levando a CNH, documento do veículo e um documento comprovando o parentesco.

Outra forma é a consulta on line. Basta acessar o site do Detran do seu estado. Por exemplo, no Rio de Janeiro o endereço eletrônico é o www.detran.rj.gov.br e em São Paulo é o www.detran.sp.gov.br . Basta colocar a sigla do seu estado e inserir os seus dados. 

Também é possível consultar as multas e também a pontuação através do site da Polícia Rodoviária Federal. Através da consulta “Nada Consta”, o motorista verifica se há multas em aberto e os pontos acumulados.

Alguns estados, como São Paulo, disponibilizam aplicativos para celular onde é possível realizar a consulta on line. Basta seguir o passo-a-passo.

Caso você discorde de alguma multa aplicada, é possível recorrer. Peça a ajuda de um advogado especialista para auxiliar com a entrada do recurso. Mas, o mais importante de tudo é dirigir com cuidado e responsabilidade para não ter que passar por uma situação de suspensão do direito de conduzir um veículo.

ANA LUZIA RODRIGUES

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

3 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago