Na matéria de hoje vamos abordar sobre um novo benefício, chamado salário sob demanda, já adiantamos que a vantagem dele é que pode ser solicitado a qualquer momento pelo funcionário.
Continue conosco e entenda.
Todo mundo já passou meio apertado no meio ou final do mês, ou porque não tem controle dos seus gastos, ou porque o salário foi destinado a pagar as contas e são nessas situações que o salário sob Demanda é atrativo para os funcionários e até mesmo para a empresa.
Este benefício é um recurso determinado pela empresa que dá acesso ao salário de forma proporcional aos dias trabalhados.
Portanto, o funcionário não precisa esperar até o 5° dia útil para ter acesso ao salário de forma integral.
O ponto positivo é que com este benefício o funcionário pode ter o maior controle sobre seus gastos, isto melhora até o desempenho do funcionário na empresa.
Na prática a empresa precisa ter como aliada uma boa tecnologia, para realizar transferência dos valores no momento da solicitação e também registrar no sistema escolhido pela empresa.
Não existe uma Lei específica que fala sobre o adiantamento salarial.
Mas temos o Art. 462 da CLT, veja:
Art. 462
Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo”.
É simples, com esse salário sob medida o funcionário se sentirá mais à vontade para requerer o adiantamento e logo não haverá uma relação de favor, que é o caso do adiantamento salarial.
Com este benefício os trabalhadores estarão mais tranquilos e mais motivados a sua rotina de trabalho, pois, tudo de alguma forma depende do dinheiro;
A competição entre as empresas está cada vez maior, cada uma com suas estratégias para vencer a concorrência, por isso a sua empresa precisa ter um diferencial para atrair os bons profissionais e também retê-los e este benefício de salário sob demanda é um diferencial muito grande.
Problemas financeiros podem atrapalhar no desempenho do funcionário dentro da empresa, para que tudo flua bem na sua empresa o funcionário precisa estar focado nas suas atividades, sem ter preocupações financeiras.
Não há uma regra certa para aderir o salário sob demanda corretamente, é importante que você tenha uma ferramenta que te permita a ter controle dos pedidos e dos saques.
Para isso você pode fazer isso através de um aplicativo integrado à plataforma utilizada pelo RH.
Mas lembre-se: isto vai depender do quanto a empresa pode dispor naquele momento para contratar ou desenvolver métodos para gerenciar o benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laís Oliveira
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…