Chamadas
Você sabe o que é Saúde Integral? Confira 7 dicas para conquistar uma vida mais equilibrada
Segundo o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros.
Em 2023, o levantamento apontou que assuntos relacionados ao bem-estar são de destacado interesse de mais de 25% da população nacional, ficando à frente de pautas como educação, corrupção e custo de vida no Brasil.
Mais do que a ausência de doenças, o conceito de Saúde assume uma nova roupagem enquanto tendência de debate nacional, abarcando o bem-estar físico, mental e financeiro, e, passando assim, a ser compreendido como um objetivo a ser alcançado de modo “Integral”, para que a vida do indivíduo seja equilibrada.
Leia também: É LEI! Toda Mulher Tem Direito A Acompanhante Em Atendimento De Saúde
Para o Dr. Alexandre Pimenta, Responsável Técnico do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, o olhar sobre a Saúde integralmente representa uma mudança de paradigma na forma como encaramos o cuidado com nosso bem-estar, por meio do reconhecimento da interligação entre diferentes áreas capazes de contribuir para a conquista de uma vida mais plena.
“Pessoas que priorizam a abordagem da Saúde Integral tendem a ter mais energia, enfrentar desafios com mais resiliência e desfrutar de relacionamentos mais saudáveis. Além disso, uma vida equilibrada contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade do sono e fortalece a capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia”, explica o profissional.
Confira dicas para alcançar o equilíbrio nos diferentes setores que compõem a Saúde Integrada:
1) Alimentação saudável e balanceada: uma dieta equilibrada não só beneficia o corpo, mas também a mente. Por isso, é importante priorizar alimentos naturais e nutritivos.
2) Exercícios físicos regulares: mexa-se! A prática regular de atividades físicas não apenas fortalece o corpo, mas também libera endorfinas, melhorando o humor e reduzindo o estresse.
3) Cuide da Saúde Mental com mais frequência: lembre-se de reservar tempo para relaxar, meditar e praticar atividades que tragam prazer. Além disso, se necessário, não tenha medo de buscar ajuda profissional para entender melhor os problemas que rondam sua mente. Contar com apoio psicológico pode facilitar o enfrentamento de situações adversas do dia a dia.
Leia também: 5 Dicas Para Cuidar Da Sua Saúde Mental
4) Educação Financeira: conheça seus gastos, faça um planejamento financeiro e busque investir no seu futuro.
5) Busque equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: em meio à correria do dia a dia, é necessário lembrar de valorizar o tempo livre. Desconecte-se do trabalho quando possível e dedique tempo a hobbies e momentos de lazer, isso faz a diferença na saúde mental.
6) Estabeleça relacionamentos saudáveis: relações interpessoais positivas são essenciais para a saúde mental. Cultive relacionamentos significativos e que te façam bem!
7) Pratique a Gratidão: Apreciar o que se tem e buscar uma melhoria contínua pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma perspectiva mais positiva da vida.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.