Primeiro é importante salientar que a CND pode ser solicitada por diferentes órgãos, como bancos e instituições financeiras que precisem de um comprovante de inexistência de dívidas, tanto de Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica.
A emissão de certidão negativa também costuma solicitar-se quando é preciso comprovar o pagamento regular de bens, como carros e imóveis.
Assim, é correto afirmar que não há um único tipo de certidão, devendo-se observar qual o tipo de solicitação para que se emita o documento correto.
Dependendo do tipo de certidão, a operação emite-se de maneira gratuita.
Conheça algumas entre elas a seguir.
Como dito, cada tipo de solicitação pode requerer uma certidão negativa diferente, que pode ser gratuita ou com a inclusão de taxas para emissão.
Atualmente, a maioria das certidões já emitidas através da internet, sendo que, em alguns casos, pode haver necessidade de homologação em cartório e entrega física da documentação comprobatória.
Leia também: Saiba O Que É Certidão Negativa De Um Imóvel
O prazo de validade das certidões negativas varia de acordo com sua natureza. Se uma empresa realizar mudanças de razão social e endereço, por exemplo, é preciso solicitar um novo documento de situação cadastral.
Em alguns casos, o documento pode ter validade de até 180 dias, podendo solicitar nova emissão em situações específicas.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…