Você sabe o que é voto em trânsito e como solicitar? Veja como fazer.

No próximo mês de outubro ocorrem as eleições 2022 em todo o Brasil. No dia 02 de outubro, os cidadãos devem comparecer às urnas para eleger seus representantes a Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Governador. Isso é exercer a cidadania.

Contudo, se você mudou de cidade ou estado e perdeu o prazo para transferir o título de eleitor, saiba que nem tudo está perdido. Ainda há uma chance de votar no próximo dia 02/10. 

Trata-se do voto em trânsito. Você não sabe como fazer? Então a leitura a seguir é para você. Acompanhe!

O que é o voto em trânsito?

Este tipo de votação permite ao eleitor votar fora do seu domicílio eleitoral. Você precisará solicitar o voto em trânsito à Justiça Eleitoral. Nestes casos é necessário indicar a cidade em que estará no dia da votação. A inscrição deve ser feita entre os dias 12 de julho e 18 de agosto.

Outra informação importante é que o voto em trânsito serve apenas para quem está com o título de eleitor regularizado. Ou seja, o cidadão tem que estar em dia com as suas obrigações eleitorais, sem nenhuma pendência tais como multas, ausências não justificadas, dentre outras questões.

 Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vão divulgar  até o dia 17 de julho as cidades e sessões onde haverá essa modalidade. Vale lembrar que as urnas para o voto em trânsito são instaladas somente nas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Como funciona o voto em trânsito?

O voto em trânsito funciona apenas para as eleições gerais. Isto é, se o eleitor está em uma Unidade Federativa (UF) diferente do seu domicílio eleitoral, ele poderá votar apenas para presidente da República. 

Se o eleitor estiver em uma cidade diferente, mas no mesmo estado, ele poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. No voto em trânsito não dá para votar em vereador e prefeito, em qualquer situação.

Como solicitar o voto em trânsito?

Conforme falamos no início do texto, o eleitor deve solicitar o voto em trânsito entre os dias 12 de julho e 18 de agosto de 2022. A solicitação deve ser feita através do atendimento online, através da plataforma Título Net. 

Voto em trânsito pode ser para apenas um turno?

Pode sim. Se você estiver viajando em apenas um dos turnos e quiser participar do processo eleitoral, você pode pedir voto em trânsito em apenas um dos turnos. Também é possível pedir voto em trânsito para os dois turnos, caso desejar. 

Caso você não vá mais viajar e queira cancelar o pedido do voto em trânsito, também pode ser feito. Contudo deve ser respeitado o prazo entre 12 de julho e 18 de agosto. Fora desta data, não é mais possível.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago