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Você sabe qual a função do departamento de segurança do trabalho?
Na matéria de hoje vamos esclarecer quais são as rotinas do departamento de segurança do trabalho.
Continue conosco e entenda sobre o assunto.
Analise quais os riscos que existem no ambiente de trabalho
O Departamento de segurança tem uma das principais tarefas, analisar o ambiente laboral e realizar diagnóstico completo de quais são os riscos existentes.
Estas análises podem ser feitas por meio de uma reunião com os funcionários de cada setor, feita por profissionais de segurança do trabalho, com o equipamento específico para identificar os riscos.
Zelar pela integridade física dos funcionários
É muito importante que o departamento se preocupe com a saúde e integridade dos
funcionários,tanto psicológicos ou físicos e para isso é aplicado conhecimentos de segurança e medicina do trabalho.
É estudado possíveis acidentes, doenças e situações de risco.
Com esses estudos é possível elaborar um parecer médico, sobre a integridade dos funcionários.
Mapa de risco
É possível fazer uma elaboração de risco, para promover ações que buscam solucionar os perigos existentes e com isso cuidados podem ser tomados evitando que os funcionários não sofram danos.
Cumprimento das regras de segurança
Mesmo que as regras sejam conhecidas por toda a equipe, a maioria dos funcionários não seguem à risca as regras de segurança e isso pode ocasionar problemas graves, para a empresa ou para os colaboradores.
Então é primordial que os profissionais do setor acompanhem a rotina dos funcionários, providencie os EPIs, esteja atento se é necessário fazer a manutenção nos aparelhos.

Abaixo vamos citar as principais normas, veja:
- NR 1: Disposições gerais, apresentando os direitos e deveres das empresas, dos colaboradores e do governo;
- NR 4: Estabelece quando o SESMT deve ser constituído nas empresas;
- NR 5: Questões relativas ao funcionamento da CIPA;
- NR 6: Explicação do que são os EPIs, quais devem ser utilizados e do seu fornecimento;
- NR 7: Obrigatoriedade do PCMSO;
- NR 26: Explicações sobre sinalização de segurança, como a indicação das cores que devem ser utilizadas em cada ambiente de risco.
Além dessas que citamos acima, o departamento pessoal contra com outras tarefas.
Sendo:
- Preencher CAT e EPP;
- Acompanhar perícias;
- Fazer a divulgação do mapa de risco e o programa de segurança;
- Elaborar o laudo ergonômico;
- Realizar inspeção periódica e fazer o envio de relatórios;
- Elaborar a ordem de serviço operacional.
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Por Laís Oliveira
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