Chamadas
Você sabe quanto sua MEI paga e recebe mensalmente?
Dicas MEI
Nas grandes empresas devido à estrutura e quantidade de recursos existentes, os controles financeiros e de modo geral são mais eficazes, controlados e bem estabelecidos. Já nas MEIs o empresário muitas vezes acumula várias funções dentro do seu negócio, tendo que gerir e operacionalizar toda parte comercial, pessoal e administrativa. Diante desta situação de estar sobrecarregado, acaba deixando de efetuar alguns controles financeiros básicos e fundamentais para acompanhar o dia a dia da empresa.
Existem casos que a empresa tem um bom faturamento mensal, um lucro contábil positivo, porém acaba sempre estando com o saldo bancário no “vermelho”, com sua liquidez baixa. Claro, isso pode ocorrer por “n” motivos, desde a falta de um capital de giro apropriado quando a mesma iniciou, casos graves de inadimplência ou até mesmo prazos de recebimentos maiores que os de pagamentos.
Por isso controles financeiros são úteis para as decisões empresariais. Fazer o acompanhamento é fundamental para o dia a dia da empresa. As informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro.
Um desses controles podemos dizer que é muito simples, trata-se do comparativo mensal entre os recebimentos efetivamente concretizados e os pagamentos realizados. Para isso deve haver um registro diário confiável para que os dados não sejam distorcidos.
Através desta simples análise visualiza-se efetivamente se existe um “lucro financeiro” mês a mês, se o reflexo de bons faturamentos estão se concretizando nos recebimentos, se os desembolsos não estão exagerados, supérfluos ou até incorretos.
Gerir as finanças corretamente traz tranquilidade para pensar em novos investimentos, seja em inovação, produtos ou melhorias na estrutura empresarial.
Eduardo Sehnem Ferro
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Consultor Administrativo/Financeiro Corporativo e Pessoal.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional22 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep