A forte relação entre trabalho e estresse pode estar estampada na silhueta. É que pesquisa realizada pelo Career Builder nos Estados Unidos revela que 70% dos profissionais que se dizem extremamente estressados estão acima do peso e 66% dos profissionais muito estressados, também. Foram ouvidas 3 mil pessoas que trabalham em período integral.
A combinação de mais comida no prato (por conta do estresse, 37% dizem comer mais) e o cansaço (pelas pesadas jornadas de trabalho, 43% dizem ficar exaustos demais para se exercitarem) explica, em parte, o ganho de peso, segundo os participantes. Outro aspecto que engorda os profissionais, de acordo com o levantamento, é o fato de ficarem sentados durante grande parte do expediente de trabalho.
Leia também: TRABALHO X SAÚDE! As Carreiras Que Mais Engordam
E as mulheres são vítimas mais frequentes da balança. Entre os pesquisados, 46% delas disseram que engordaram. Já entre os homens, o índice foi 38%. Veja nas fotos acima as carreiras em que os profissionais estão mais propensos a engordar:
Os profissionais do ramo de prestação de serviços para o setor corporativo são os mais propensos ao ganho de peso. Segundo a pesquisa, mais da metade deles (51%) relatou ganho de peso desde que assumiu o cargo.
Leia também: Mais Da Metade Dos Brasileiros Estavam Com Sobrepeso Em 2021
Com os olhos grudados na tela de um computador grande parte do expediente, 48% profissionais da área de TI disseram ter engordado desde o começo da trajetória no emprego, segundo o Career Builder.
Também na lista estão os profissionais da área de serviços financeiros. De acordo com a pesquisa 45% deles disseram ter engordado no último emprego.
Mesmo atuando na área de saúde, profissionais acabam descuidando dela. De acordo com a pesquisa, 45% engordaram.
A pesquisa mostra que 41% dos vendedores entrevistados notaram ganho de peso no último emprego.
Profissionais estressados (como os contadores) podem ganhar peso por várias razões. O estresse crônico pode aumentar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, no corpo, o que pode levar ao ganho de peso. Isso ocorre porque o cortisol pode aumentar o apetite e promover o armazenamento de gordura na região abdominal.
Além disso, muitas vezes, pessoas estressadas tendem a buscar conforto na comida, recorrendo a alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos refinados. Esses alimentos podem proporcionar um alívio temporário ao estresse, mas podem levar a um aumento de peso a longo prazo.
O estresse também pode afetar o sono, aumentando a insônia e prejudicando a qualidade do sono. A falta de sono pode desequilibrar os hormônios que controlam o apetite, aumentando a fome e diminuindo a sensação de saciedade, o que pode levar a um consumo excessivo de alimentos e ao ganho de peso.
É importante lembrar que o ganho de peso não é inevitável em situações de estresse. Uma alimentação saudável, atividades físicas regulares e a busca por mecanismos de alívio do estresse, como meditação, yoga ou outras práticas de relaxamento, podem ajudar a controlar o estresse e prevenir o ganho de peso associado a essa condição.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…