DMED
A DMED é uma declaração obrigatória para profissionais da saúde e clínicas, fundamental para manter a regularidade tributária. Ela informa à Receita Federal os serviços médicos prestados e impacta também as deduções de despesas médicas no Imposto de Renda dos pacientes.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a DMED e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “DMED é a sigla para Declaração de Serviços Médicos e de Saúde. Em outras palavras, trata-se de uma obrigação acessória exigida pela Receita Federal, que deve ser enviada anualmente por clínicas, consultórios e profissionais da área da saúde que prestam serviços a pessoas físicas.
A principal função da DMED é permitir que o Fisco verifique a veracidade das despesas médicas declaradas por contribuintes no Imposto de Renda da Pessoa Física. Ou seja, ela serve como ferramenta de cruzamento de informações, garantindo maior controle e combate à sonegação.
Assim, essa declaração deve conter todos os atendimentos realizados durante o ano-calendário, discriminando valores recebidos, CPF dos pacientes (ou responsáveis legais) e a natureza dos serviços prestados.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “O não envio da DMED ou o envio com erros pode gerar multas significativas, conforme a Instrução Normativa nº 985/2009. Veja algumas penalidades previstas:
A Receita Federal também pode considerar o não envio como indício de sonegação fiscal, o que agrava ainda mais a situação.”
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Para cumprir essa obrigação de forma correta, siga os seguintes passos:
Contar com uma contabilidade especializada ou soluções automatizadas pode ajudar muito nesse processo, especialmente para quem atende grande volume de pacientes.”
Quer ajuda com a DMED?
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo: “O que é DMED? Entenda a declaração obrigatória para prestadores de serviços de saúde” Disponível em:https://blog.esimplesauditoria.com.br/o-que-e-dmed. Por Leonel Monteiro em 05/08/2025.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Aplicativo reúne ferramentas disponíveis no Portal do Empreendedor e inteligência artificial que tira dúvidas
A confirmação do novo valor veio após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao…
Quem é o contador do futuro? Ele é muito mais do que um profissional que…
Norma representa um guia técnico obrigatório que visa conferir maior transparência, justiça e segurança jurídica
Simples Nacional passa a ter novas regras de penalidade para atraso no envio de obrigações.…
Contribuintes devem se programar para quitar impostos e parcelamentos antes do recesso bancário