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6 erros de marketing que podem prejudicar a pequena empresa

É comum que pequenos e médios empreendedores assumam a responsabilidade pelo marketing de suas marcas, já que contratar um profissional ou agência nem sempre é viável. 

No entanto, é fundamental ter atenção para evitar erros que possam prejudicar o negócio. Ações feitas sem planejamento e de forma precipitada podem não trazer os resultados esperados e, ainda, desperdiçar recursos.

Pensando nisso, veja a seguir os seis principais erros de marketing que sua pequena empresa deve evitar. Fique atento e previna-se!

1. Não saber qual a função do marketing

Alguns empresários falam bastante sobre investir em marketing, mas muitos desconhecem o papel dessa ferramenta ligada ao setor de vendas da empresa. Ela é uma estratégia de gestão importante e que utiliza uma série de variáveis, que vão desde as características do produto até o estudo do cliente e do mercado. Por isso, é preciso se planejar e conhecer muito bem as melhores maneiras de utilizar o marketing a seu favor.

2. Considerar o marketing desnecessário

Pior do que não saber para que ele serve, é achar que o marketing é totalmente dispensável. Mesmo que você produza guarda-chuvas em uma cidade que chove 365 dias por ano, pensar em alternativas para manter seus produtos e serviços em alta é essencial.

Afinal, vai que a população comece a gostar de andar na chuva de uma hora para a outra? Mas marketing é isso: manter um olhar permanente sobre como o que você faz interfere na vida das pessoas.

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3. Desconhecer seu público-alvo

Quando falamos em marketing, este é um dos erros mais básicos. Para que suas ações sejam efetivas, seu público-alvo deve estar muito bem definido, pois somente assim é possível identificar qual linguagem será adequada, quais são os meios mais eficazes para atingi-lo e também quais características do produto serão mais atraentes. Não esqueça! Desconhecer o seu cliente pode ser um erro fatal! Usar o seu sistema de vendas para traçar um perfil é uma ótima ideia para quem não tem como investir em uma pesquisa de mercado, por exemplo.

4. Ignorar o mercado em que atua

Quando uma empresa produz um produto ou serviço, deve entender que não é o único que presta esse serviço. Existem outras empresas que atuam no mesmo ramo, além da sazonalidade natural e das constantes mudanças que atingem o mercado consumidor. Na hora de pensar nas suas estratégias de marketing, portanto, é importante analisar todo esse ecossistema no qual a sua empresa está inserida.

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5. Achar que sempre vai dar certo

Essa é uma visão muito presente em empresas familiares: “Desde o tempo do meu avô, funciona assim e sempre deu certo”. Veja bem, a tradição nas empresas é uma característica muito positiva, desde que não atrapalhe o desenvolvimento do negócio. É preciso saber que, algumas estratégias de marketing que funcionavam bem nos anos 70, podem não ser mais adequadas nos dias de hoje. Parece óbvio, mas nem sempre é fácil de enxergar isso. Portanto, tenha sempre bom senso e coragem de mudar, além, é claro, de bons argumentos, baseados em estudos.

6. Falta de mensuração

Se uma série de campanhas de marketing foi feita no passado sem o devido acompanhamento, saiba que esse erro não deve ser cometido novamente. Estabeleça métodos permanentes para o acompanhamento dos resultados, seja por semana, mês, trimestre ou ano. Compare êxitos e os piores resultados, trace medidas para reversão e lembre-se que algumas estratégias de marketing podem levar algum tempo para surtir efeito.

Fonte: IOB Notícias

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

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