Governo Federal
Após escândalo do INSS Novo presidente é nomeado
Dias após a divulgação das fraudes que causaram a demissão do ex-presidente do INSS, um novo líder foi nomeado para o órgão.
Depois do escândalo que levou à demissão do antigo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, um novo chefe foi nomeado para liderar o órgão na última quarta-feira, dia 30 de abril de 2025.
A decisão partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com isso, a ministra-chefe substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, nomeou o procurador federal Gilberto Waller Júnior para o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A nomeação aconteceu poucos dias após os descontos indevidos no pagamento dos aposentados se tornarem um assunto público após a operação “Sem Desconto” da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF).
A Fraude
Milhões de aposentados e pensionistas do INSS tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos durante anos, segundo a CGU, 97% dos beneficiários entrevistados não autorizaram o desconto.
O impacto pode ter sido de R$ 6,3 bilhões, após a divulgação desses fatos, a opinião pública, logicamente, se voltou contra a liderança do órgão, com isso, Stefanutto foi demitido, deixando o cargo de presidente do INSS no dia 23 de abril
“Os descontos eram, em sua grande maioria, fraudados em função de falsificação de assinatura, de uma série de artifícios utilizados para simular a manifestação de vontade”, disse o ministro da CGU, Vinicius de Carvalho.
Leia também: Fraude no INSS: deputados cobram devolução imediata dos valores descontados
Pronunciamento do presidente e cobranças dos deputados
Parlamentares cobram a devolução imediata dos valores dos aposentados. O presidente Lula, em seu pronunciamento em celebração ao 1º de maio, Dia do Trabalhador, afirmou que as entidades serão obrigadas a ressarcir os aposentados do INSS.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirma o presidente da República.
Na Câmara, o deputado Zucco (PL-RS), anunciou que coletará assinaturas para instalar “CPI do roubo dos aposentados” e o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) a demissão de Carlos Lupi, Ministro da Previdência.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
O novo presidente do INSS
A nomeação do procurador federal Gilberto Waller Júnior foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O novo presidente do INSS é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro,
Gilberto Waller trabalhou como procurador do INSS em 1998, chegando a ocupar os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.
Na CGU, ocupou a função de ouvidor-geral da União (2016-2019) e de corregedor-geral da União de (2019-2023). Atualmente, ocupa o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia Geral da União.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.