Chamadas
Cadastro inclusão foi lançado e está disponível no aplicativo do INSS
Nesta semana, o governo federal lançou o Cadastro Inclusão, ferramenta que possibilita a emissão de um certificado para comprovar a situação de pessoas com deficiência. O serviço já está disponível no aplicativo Meu INSS.
O certificado foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado ontem.
A ferramenta tem como objetivo armazenar informações de pessoas com deficiência em todo o país para reduzir a burocracia no requerimento de benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de atestados para concursos públicos. Foi idealizada em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS , a Dataprev e o Ministério da Economia.
A série de medidas anunciadas visa facilitar a vida dessas pessoas. O Cadastro Inclusão, por exemplo, fornecerá o certificado da pessoa com deficiência. Na prática, significa que as pessoas com deficiência não precisarão peregrinar por diferentes repartições para reunir documentos e comprovar a sua condição. Estima-se que os dados de cerca de 17,3 milhões de pessoas com deficiência passem a compor a plataforma.
O serviço está disponível pelo aplicativo Meu INSS, por meio do login na conta gov.br, que disponibilizará para a população um certificado como forma de comprovação da condição de deficiência em um documento oficial, chancelado pelo Estado.
As informações que compõem neste momento a ferramenta são aquelas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria de pessoas com deficiência. Na sequência, serão inseridas as informações da nova avaliação biopsicossocial.
Em outra frente, para aperfeiçoar a criação de políticas públicas, também foi lançado o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), um painel com indicadores para o monitoramento de políticas para pessoas com deficiência. A partir das informações do SISDEF, será possível identificar, por exemplo, quantas pessoas com deficiência estão matriculadas nas escolas brasileiras, quando existe a evasão escolar, e, a partir daí, desenhar as políticas públicas de forma responsável.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional4 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Fique Sabendo3 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal13 horas ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia3 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra