Governo Federal
Carlos Lupi pede demissão após fraudes no INSS, veja os detalhes!
Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência após as fraudes que vinham acontecendo no INSS, confira os detalhes.
No poder desde o começo do Governo Lula, Carlos Lupi pediu demissão do cargo de ministro da Previdência após a divulgação das fraudes que estavam acontecendo no INSS, onde descontos indevidos estavam sendo feitos do pagamento dos aposentados e pensionistas.
Lupi vinha enfrentando pressão da população, da mídia e de diversos parlamentares, principalmente após admitir que sabia das denúncias e que realmente demorou a agir, com isso, ele acabou deixando o cargo.
O pedido de demissão de Carlos Lupi aconteceu na última sexta-feira, dia 02 de maio de 2025, nove dias após a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que escancarou para todo o Brasil o esquema fraudulento que estava acontecendo no INSS.
O esquema fraudulento que afetou o Ministério da Previdência
Milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos nos últimos anos, com isso, os valores descontados indevidamente, segundo a CGU, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
O golpe: Associações e sindicatos formalizaram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS, e com os ACTs, as entidades realizavam descontos de mensalidades associativas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários INSS, tudo isso sem realizar os procedimentos corretos.
A fraude do INSS levou ao afastamento de alguns servidores e a demissão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do órgão, indicado ao cargo pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Leia também:
- Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
A demissão de Carlos Lupi após o escândalo do INSS
Mesmo não sendo citado diretamente nas investigações, alguns fatos se tornaram públicos e acabaram comprovando que Lupi não tomou as melhores decisões para enfrentar as fraudes que estavam prejudicando os aposentados.
Segundo o divulgado, os membros do Governo Lula entendem que Carlos Lupi poderia ter feito algo para cessar os descontos que aconteceram no INSS antes. As investigações provaram que houve uma demora para o governo agir, mesmo após denúncia do CGU e Carlos Lupi admitiu isso.
Leia também: Após escândalo do INSS Novo presidente é nomeado
O novo líder do Ministério da Previdência Social será Wolney Queiroz, que atualmente é secretário-executivo da Previdência Social e ex-deputado federal. Wolney já ocupava o segundo cargo do Ministério e agora assume a liderança.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep