Governo Federal
Carlos Lupi pede demissão após fraudes no INSS, veja os detalhes!
Carlos Lupi pediu demissão do Ministério da Previdência após as fraudes que vinham acontecendo no INSS, confira os detalhes.
No poder desde o começo do Governo Lula, Carlos Lupi pediu demissão do cargo de ministro da Previdência após a divulgação das fraudes que estavam acontecendo no INSS, onde descontos indevidos estavam sendo feitos do pagamento dos aposentados e pensionistas.
Lupi vinha enfrentando pressão da população, da mídia e de diversos parlamentares, principalmente após admitir que sabia das denúncias e que realmente demorou a agir, com isso, ele acabou deixando o cargo.
O pedido de demissão de Carlos Lupi aconteceu na última sexta-feira, dia 02 de maio de 2025, nove dias após a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que escancarou para todo o Brasil o esquema fraudulento que estava acontecendo no INSS.
O esquema fraudulento que afetou o Ministério da Previdência
Milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos nos últimos anos, com isso, os valores descontados indevidamente, segundo a CGU, podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
O golpe: Associações e sindicatos formalizaram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS, e com os ACTs, as entidades realizavam descontos de mensalidades associativas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários INSS, tudo isso sem realizar os procedimentos corretos.
A fraude do INSS levou ao afastamento de alguns servidores e a demissão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do órgão, indicado ao cargo pelo então ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
A demissão de Carlos Lupi após o escândalo do INSS
Mesmo não sendo citado diretamente nas investigações, alguns fatos se tornaram públicos e acabaram comprovando que Lupi não tomou as melhores decisões para enfrentar as fraudes que estavam prejudicando os aposentados.
Segundo o divulgado, os membros do Governo Lula entendem que Carlos Lupi poderia ter feito algo para cessar os descontos que aconteceram no INSS antes. As investigações provaram que houve uma demora para o governo agir, mesmo após denúncia do CGU e Carlos Lupi admitiu isso.
Leia também: Após escândalo do INSS Novo presidente é nomeado
O novo líder do Ministério da Previdência Social será Wolney Queiroz, que atualmente é secretário-executivo da Previdência Social e ex-deputado federal. Wolney já ocupava o segundo cargo do Ministério e agora assume a liderança.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.