Connect with us

CLT

Comissão aprova teletrabalho e jornada flexível a pais de criança com câncer

Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputado

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

cancer

A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou o Projeto de Lei 2549/22, que busca oferecer maior apoio a trabalhadores que têm filhos ou dependentes menores de 18 anos diagnosticados com câncer. A proposta garante a esses profissionais prioridade em vagas de teletrabalho e jornadas flexíveis.

Além disso, o projeto estabelece uma licença remunerada de até 10 dias logo após o diagnóstico, permitindo que os pais e responsáveis se dediquem integralmente à criança ou adolescente nesse momento crítico. 

Ao defender a aprovação do projeto de lei, Rogéria Santos observou que a medida vem complementar a Lei 14.442/22, que já prevê prioridade na alocação das vagas de teletrabalho ou trabalho remoto aos empregados com deficiência e aos empregados com filhos ou criança sob guarda judicial de até quatro anos de idade.

Leia também:

Segundo a relatora, deputada Rogéria Santos, a medida é uma forma de complementar leis já existentes e dar o suporte necessário aos trabalhadores, já que o tratamento de câncer “demanda tempo para consultas médicas, exames e repouso”.

Ao defender a aprovação do projeto de lei, Rogéria observou que a medida vem complementar a Lei 14.442/22, que já prevê prioridade na alocação das vagas de teletrabalho ou trabalho remoto aos empregados com deficiência e aos empregados com filhos ou criança sob guarda judicial de até quatro anos de idade.

A proposta ainda precisa passar por outras comissões na Câmara e, posteriormente, pelo Senado para que se torne lei.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil