Carreira
Como melhorar o índice de aprovação no Exame de Suficiência
De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em média 80% dos bacharéis formados nesta área são reprovados no Exame de Suficiência, considerado obrigatório para exercício da profissão no Brasil. O alto grau de dificuldade, o tempo de duração e o nível de conhecimento exigido são alguns dos fatores para o baixo desempenho.
Para o professor Victor Hugo de Carvalho, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras de Londrina, é possível melhorar as chances de aprovação. Segundo o docente, as questões da prova abordam conteúdos que os candidatos viram durante o curso, portanto, o comprometimento com os estudos pode ajudá-los a obter bons resultados, mas ele ainda afirma que é preciso ir além da sala de aula. “Muitos procuram trabalhar na área como auxiliares de contabilidade em escritórios e empresas, adquirindo um pouco da prática, e alguns buscam cursos preparatórios, palestras e outras oportunidades de reforçar os conhecimentos adquiridos na faculdade”, explica.
Aproveitar as chances de fixar sua aprendizagem fora do ambiente de aula foi uma das estratégias adotadas pelo aluno Felipe Corrêa de Araújo, que ainda está caminhando para fase final da graduação em Ciências Contábeis, mas já garantiu sua aprovação no Exame de Suficiência. “Desde quando iniciei o curso venho me preparando. Tentei uma vez, acertei apenas 22 questões, e a partir daí estipulei como meta ser aprovado no exame, intensificando meus estudos por meio das aulas e fora delas. Meu conselho aos futuros colegas de profissão é não estudar apenas na faculdade”, conta Araújo.
O papel das instituições de ensino
Além da dedicação dos candidatos, as instituições de ensino também podem colaborar com a melhoria do índice de aprovação, ficando atenta às lacunas de aprendizagem e tentando preenchê-las ao longo do curso. “Em nosso caso, temos uma plataforma de ensino adaptativo que conforme os alunos respondem as questões disponibilizadas, conseguimos identificar os possíveis gaps, e partir deles preparar roteiros de estudos personalizados para cada caso”, comenta o professor Victor Hugo.
-
Sem categoria16 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional6 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
MEI11 horas ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo6 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.