Chamadas
Como receber benefício do INSS sem estar trabalhando
Como receber benefício do INSS sem estar trabalhando
Muitos desconhecem que mesmo sem estar trabalhando podem ter direito de receber benefícios do INSS.
Para isso acontecer é necessário estar na qualidade de segurado mesmo quando se está desempregado.
Lembrando que se trata do período de graça, ou seja, aquele que você mantém a qualidade de segurado mesmo sem estar contribuindo, entretanto, esse tempo não é permanente.
No artigo de hoje falaremos sobre os prazos, como funciona e as regras do período de graça.
Três modos de manter a situação de segurado do INSS
- Estar contribuindo para o INSS;
- Estar recebendo algum benefício previdenciário do INSS (Salário-Maternidade, por exemplo), com exceção do Auxílio-Acidente;
- Estar em período de graça.
Apresentaremos as situações referentes ao período de graça abaixo, conheça algumas delas.
Situações que geram o período de graça
Agora que você já sabe que o período de graça é aquele em que você continua sendo um segurado do INSS mesmo sem realizar contribuições e que ele não é permanente, confira o tempo e as situações abaixo:
Situações onde o período de graça é de 12 meses: quando o segurado deixar executar as atividades laborais, está em suspenso ou licenciado sem remuneração;
Em situações onde o trabalhador é demitido a sua contribuição previdenciária deixa de ser realizada, porém, o segurado ainda conta com o prazo de 12 meses para requerer os benefícios do INSS.
Lembrando que nesse caso mencionado este direito será apenas em situações de suspensão ou licença sem remuneração, ela não será válida em casos de demissão por justa causa.
O segurado também possui esse prazo após o livramento daquele que estava retido ou recluso e para finalizarmos o prazo de 12 meses, ele também é de direito após encerramento da segregação, o segurado acometido de doença de segregação compulsória (que exige um afastamento).
Situações onde o período de graça é de 3 meses: após o licenciamento, ao segurado incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.
Situações onde o período de graça é de 6 meses: após o encerramento das contribuições, o segurado facultativo.
Prorrogação do período de graça
Existem situações onde o período de graça pode ser prorrogado, ou seja, onde você continua sendo um segurado por período maior, confira:
Prorrogação do período de graça por 12 meses: em situações onde o segurado tem mais de 120 contribuições mensais sem haver interrupções. Nessa situação, o segurado possuirá o direito, ao total, a 24 meses de carência. Este período de 24 meses poderá ser prorrogado por mais 12 meses, quando o mesmo se encontra sem realizar atividades laborais, ou seja, dando um total de 36 meses onde mesmo sem realizar contribuições o cidadão mantém a sua qualidade de segurado e poderá receber benefícios do INSS.
Prorrogação do período de graça por mais 6 meses: este caso tem como destino aqueles conhecidos como segurados facultativos, porém é preciso que tenham recebido por último o salário maternidade ou o benefício por incapacidade, como auxílio-doença ou auxílio-acidente.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
CLT6 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional4 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional5 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade6 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Receita Federal19 horas ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo4 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia4 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra