O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informa que, a partir de 22 de setembro, todas as consultas e solicitações relacionadas ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) passarão a ser realizadas em um único endereço eletrônico: cnes.trabalho.gov.br.
A unificação das funcionalidades substitui os antigos canais, que apresentavam limitações, tornando o acesso das entidades sindicais de trabalhadores e empregadores às informações e serviços do sistema mais rápido e eficiente.
Segundo o Secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, a unificação do endereço digital faz parte do projeto de modernização do CNES, tornando o sistema mais acessível e eficiente. “O objetivo é oferecer às entidades sindicais um canal confiável, que concentre todos os serviços relacionados ao Registro Sindical”, explica.
Com a unificação do endereço eletrônico, a modernização do CNES avança para sua fase final, que contempla a reformulação das funcionalidades administrativas. A conclusão está prevista para o final de 2025, quando todas as consultas internas estarão totalmente disponíveis no novo ambiente.
Leia também:
O Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) é um sistema do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que centraliza e disponibiliza informações sobre todas as entidades sindicais brasileiras, servindo como ferramenta essencial para o registro, a gestão e o controle da unicidade sindical, conforme determina a Constituição Federal.
Por meio dele, o MTE controla a criação, a alteração e a extinção de sindicatos, federações e confederações, garantindo que a estrutura sindical seja aplicada corretamente.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…
A circulação de notícias falsas deixou de ser um problema apenas político ou social: tornou-se…
Se sua empresa é do Simples Nacional, você precisa entregar a DEFIS todos os anos.…
O governo federal revisou novamente a estimativa do salário mínimo de 2026, que passou de…