Corpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro / Imagem canva pro
O estado do Rio de Janeiro se tornou o primeiro da federação a oficializar o Corpus Christi como feriado estadual. A lei que estabelece a data católica, celebrada tradicionalmente em uma quinta-feira de junho, foi sancionada e publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (23) pelo governador Claudio Castro (PL).
Até então, o Corpus Christi, que ocorre 60 dias após a Páscoa em homenagem ao “Corpo de Cristo” e ao sacramento da Eucaristia, era apenas ponto facultativo em nível federal. A determinação de funcionamento de órgãos públicos e empresas ficava, assim, a cargo de governos e prefeituras.
Com o novo status legal, o Rio de Janeiro alinha-se a municípios que já adotavam a medida, como São Paulo, mas inova ao ser o primeiro estado a oficializar o feriado em seu âmbito.
Leia também:
A principal mudança é o impacto direto para trabalhadores e empresas. O fechamento de comércios e estabelecimentos passa a ser a regra no dia de Corpus Christi.
Além disso, quem receber a convocação para trabalhar na data terá direito a pagamento dobrado ou folga compensatória. Benefício que não se aplicava quando o dia era apenas ponto facultativo.
A tradição de a data cair em uma quinta-feira favorece a emenda com a sexta-feira, proporcionando o popular “feriadão” de quatro dias para muitas pessoas.
Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…
A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e…
A CLT define dois tipos principais de períodos de repouso que as empresas devem respeitar.…
Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…
Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…
Com a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023, a Reforma Tributária sobre o consumo no Brasil…