Destaque
Décimo terceiro do INSS 2025: Veja como funciona e tire as suas dúvidas
O décimo terceiro salário do Instituto Nacional do Seguro Social. (INSS) é um dos pagamentos mais esperados pelos beneficiários. Aposentados, pensionistas e outros beneficiários recebem esse pagamento todos os anos.
O 13º tem sido adiantado nos últimos anos, a expectativa é que ano os pagamentos também sejam feitos no primeiro semestre do ano em 2025, mas será preciso aguardar uma confirmação do INSS.
Confira nos próximos tópicos mais informações sobre o décimo terceiro do INSS e saiba mais detalhes sobre esse pagamento.
O que é o décimo terceiro do INSS?
O abono anual é pago aos segurados e dependentes da Previdência Social, sendo chamado de maneira informal de décimo terceiro do INSS. Esse valor é depositado anualmente para os beneficiários e geralmente é pago em duas parcelas.
O pagamento normal do abono é feito entre os meses de agosto e novembro, no segundo semestre de cada ano. Entretanto, nos últimos anos o pagamento tem sido antecipado para o primeiro semestre do ano.
Destacamos que todos os beneficiários do INSS recebem, até mesmo incapacidade temporária (auxílio-doença). Segundo a previdência, a antecipação representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais, já que alcança 27 unidades federativas.
Leia também:
- Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
A antecipação para este está confirmada?
Tudo indica que, como nos anos anteriores, a antecipação do décimo terceiro do INSS vai acontecer no primeiro semestre de 2025. Entretanto, é preciso aguardar a publicação do decreto oficializando a antecipação dos valores.
Antes do decreto, mais informações devem ser divulgadas pelo Ministério da Previdência Social, informando que a antecipação está confirmada. Por enquanto nenhum órgão oficial emitiu uma confirmação.
Vale destacar que os beneficiários que começarem a receber após o primeiro semestre deste ano (caso a antecipação seja confirmada) receberam os valores em parcela única no final de 2025. Ou seja, quem se tornou beneficiário após o crédito da segunda parcela do 13º salário vão receber esse benefício mensal em parcela única.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
CLT2 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS