Selic / Créditos de imagem Freepik
O Copom do Banco Central iniciou nesta terça-feira (16) mais uma reunião para definir os rumos da taxa básica de juros da economia, a Selic. A reunião se estenderá até quarta-feira (17) e é realizado a cada 45 dias e reúne o presidente do BC e seus diretores para avaliar o cenário econômico atual.
Na última reunião, realizada em 29 e 30 de julho, o Copom optou por manter a Selic em 15% ao ano. A decisão foi baseada no aumento da instabilidade no cenário externo, em especial pelas recentes políticas comerciais adotadas pelos EUA.
Durante os dois dias de reunião, os membros do Copom devem analisar a inflação, o comportamento do mercado, contas públicas, riscos internacionais, etc.
O objetivo é estabelecer uma taxa de juros que mantenha a inflação controlada, usando o IPCA como base. Logo após, terá os votos de cada membro do comitê que será publicado na ata oficial.
A Selic é considerada a principal ferramenta para conter a inflação, ou seja, quando a taxa está elevada o crédito fica mais caro, desestimulando o consumo, o que tende a frear a inflação. Por outro lado, juros mais altos também podem frear a economia em alguns setores.
A reunião é acompanhada de perto por diversos investidores e empresas, já que a Selic influencia diretamente o rendimento de investimentos até o custo de crédito.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…