Selic / Créditos de imagem Freepik
O Copom do Banco Central iniciou nesta terça-feira (16) mais uma reunião para definir os rumos da taxa básica de juros da economia, a Selic. A reunião se estenderá até quarta-feira (17) e é realizado a cada 45 dias e reúne o presidente do BC e seus diretores para avaliar o cenário econômico atual.
Na última reunião, realizada em 29 e 30 de julho, o Copom optou por manter a Selic em 15% ao ano. A decisão foi baseada no aumento da instabilidade no cenário externo, em especial pelas recentes políticas comerciais adotadas pelos EUA.
Durante os dois dias de reunião, os membros do Copom devem analisar a inflação, o comportamento do mercado, contas públicas, riscos internacionais, etc.
O objetivo é estabelecer uma taxa de juros que mantenha a inflação controlada, usando o IPCA como base. Logo após, terá os votos de cada membro do comitê que será publicado na ata oficial.
A Selic é considerada a principal ferramenta para conter a inflação, ou seja, quando a taxa está elevada o crédito fica mais caro, desestimulando o consumo, o que tende a frear a inflação. Por outro lado, juros mais altos também podem frear a economia em alguns setores.
A reunião é acompanhada de perto por diversos investidores e empresas, já que a Selic influencia diretamente o rendimento de investimentos até o custo de crédito.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…