Chamadas
Depressão: conheça suas causas e como tratar
Ficar triste é uma coisa normal que pode acontecer na vida, no entanto, uma tristeza constante e prolongada, por ser o primeiro sinal de depressão. Ela pode ser classificada como doença psiquiátrica crônica e pode ser recorrente, atingindo adultos, adolescentes e crianças.
Pelo que você, a depressão não escolhe idade, qualquer pessoa pode ficar depressiva, ter sintoma clássico da tristeza profunda (que se manifesta quase diariamente, na maior parte do dia, por um período mínimo de duas semanas).
Geralmente, as características da doença são: sentimentos de dor, culpa, amargura, perda de interesse, ausência de ânimo, desesperança, baixa autoestima e oscilações de humor.
O transtorno pode gerar paralisação, incapacidade e levar a pensamentos suicidas, pois a vida pode parecer não ter mais sentido. É nesse momento que a pessoa precisa urgentemente de ajuda médica.
Quais situações podem causar depressão?
Existem situações na vida de uma pessoa que podem despertar sintomas da depressão. Isso pode acontecer em casos como: morte de pessoas próximas, separação conjugal, desemprego, pobreza, dor crônica, doenças graves, demais problemas de saúde no núcleo familiar e abuso de álcool e drogas. No entanto, qualquer um pode desenvolver a síndrome, que traz também distúrbios no sono e no apetite.
Como tratar a depressão?
- Psicoterapia
- Medicação (Antidepressivos e Ansiolíticos)
Como prevenir a manifestação dos sintomas?
A depressão pode ser prevenida e controlada a partir de medidas de qualidade de vida:
- Exercícios físicos diários
- Alimentação balanceada
- Bastante hidratação
- Dormir bem
- Terapia
- Técnicas de relaxamento/ Meditação/ Mindfulness
- Religiosidade
- Lazer
- Arte.
Leia Também: Novo Bolsa Família Deve Tirar Três Milhões De Pessoas Da Extrema Pobreza
Depressão dá direito a aposentadoria por invalidez
O trabalhador que estiver com os sintomas de uma depressão só terá direito a aposentadoria por invalidez (atualmente denominada como aposentadoria por incapacidade permanente), se ele não tiver mais condições de exercer suas atividades laborais.
Neste caso, é preciso passar por perícia médica no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), quando será analisado o grau e as consequências da depressão ou do transtorno psicológico.
O INSS só concederá o benefício em casos bem extremos em que se constate uma depressão bastante profunda, ou seja, a pessoa não consegue sair daquela condição.
As pessoas com depressão podem ter acesso ao recurso, marcando um agendamento para a realização de perícia médica para benefício por incapacidade.
O serviço pode ser solicitado pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 (de segunda a sábado das 7 horas às 22 horas). Em seguida, o segurado deverá comparecer à agência do INSS no dia e hora marcados.
Durante a perícia será verificado se a incapacidade é temporária ou definitiva. O benefício sendo concedido, o trabalhador primeiro ficará afastado em auxílio-doença para, depois ter direito ao benefício por invalidez.
-
CLT6 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional4 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Fique Sabendo3 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal13 horas ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia3 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra