Sem categoria
Dia do Consumidor chega para aquecer o comércio
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor está chegando. A data remonta a um discurso feito em 1962 por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, no qual ele defendeu o direito dos consumidores.
O site do Governo Federal explica que a efeméride foi instituída “para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores e reforçar a importância de protegê-los e de exigi-los quando se sentirem lesados”.
Uma semana inteira de celebração
O Dia do Consumidor já entrou de vez para o calendário varejista. Agora comemorada por uma semana inteira, a data também é anunciada como Semana do Cliente. Aguardado pelos clientes, estes chegam a esperar a chegada do período especialmente para aproveitar as condições.
“Esse período tem grande importância por ser uma data que, nos últimos anos, se tornou referência de bons descontos e promoções para o brasileiro”, comenta Érico Souza, Vice Presidente de Marketing e Vendas do Girafa Comércio Eletrônico.
Isso porque muitas empresas de comércio – principalmente o eletrônico – aproveitam a data para promover uma série de condições especiais. “Acreditamos que o crescimento dessa data tem a ver com a adesão geral de todos os lojistas”, diz.
Bom para o consumidor, melhor ainda para o varejo
Considerado a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para aquecer as vendas. “Conseguimos afirmar isso com base em dados e números. No nosso setor, a Semana do Consumidor é a que nos dá maior receita de vendas e movimenta nosso site, no primeiro semestre”, pontua Souza.
A perspectiva se confirma segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IAV – IDV). O relatório prevê um aumento significativo nas vendas do varejo no primeiro trimestre de 2024, com o mês de março sendo o que apresenta maiores altas.
“Todos fazendo campanhas e se preparando para essa semana gera uma expectativa no consumidor. Além disso, vale ressaltar que os dados mostram de forma concreta essa procura em maior quantidade”, diz o executivo.
E, para Érico Souza, todos são consumidores por definição. “Então, a Semana do Consumidor não deixa de ser uma data de celebração entre clientes e o varejo. Portanto, nada mais justo do que promovermos descontos em forma de agradecimento por esses clientes estarem conosco na sua decisão de compra”, celebra.
Para saber mais, basta acessar:
-
Sem categoria16 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional6 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
MEI11 horas ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo6 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira