Fique Sabendo

Doação de medicamentos fica isenta de tributação, segundo Lei 15.279

A doação de medicamentos a órgãos públicos e entidades beneficentes está isenta de tributação. É o que determina a Lei 15.279, sancionada nesta terça-feira (2) pelo presidente Lula e publicada na edição desta quarta-feira (3) no Diário Oficial da União.

A nova norma estabelece a isenção tributária para doações de medicamentos aos órgãos da administração direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, às Santas Casas de Misericórdia, à Cruz Vermelha Brasileira, a entidades beneficentes certificadas e a organizações sociais e da sociedade civil . A isenção vale para PIS/Pasep, Cofins e IPI.

O texto instituiu algumas condições para a doação. Os medicamentos devem ter pelo menos seis meses de prazo de validade e não podem ter seu uso para fins lucrativos. 

Leia também:

Além disso, a lei proíbe doações para pessoas físicas e determina a responsabilidade de quem recebe as doações para controlar a validade. A lei também estabelece que o Poder Executivo regulamentará as modificações, inclusive no que diz respeito ao controle e a fiscalização das doações.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, cerca de 14 mil toneladas de medicamentos deixam de ser utilizadas anualmente no Brasil e são descartadas, em grande parte, de forma inadequada. Esse desperdício, além de poluir o meio ambiente, deixa de atender a uma grande população que necessita de tratamento medicamentoso.

Justiça fiscal

A norma, que já está em vigor, é originária do Projeto de Lei (PL) 4.719/2020, de autoria da Câmara dos Deputados. Para o relator do projeto no Senado, a lei faz justiça ao isentar as doações dos impostos:

“Em termos de justiça fiscal, não se mostra razoável que o descarte receba tratamento mais vantajoso que a doação”, disse o senador Fernando Farias (MDB-AL) durante sessão plenária.

Fonte: Agência Senado

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Congresso aprova LDO 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e novas regras fiscais

Superávit ocorre quando as receitas de impostos superam as despesas primárias

29 minutos ago

Os bairros mais procurados e o impacto no preço do aluguel de apartamento em São Paulo

O mercado de locação em São Paulo reflete muito das transformações urbanas, da economia e…

40 minutos ago

Você pode ter dinheiro a receber do Simples Nacional — veja como pedir a restituição!

A restituição do Simples Nacional permite recuperar valores pagos indevidamente no DAS, geralmente por erros…

51 minutos ago

Ajustes fiscais: Receita Federal altera regras de baixa de créditos e o JCP

A medida esclarece pontos levantados pelas instituições financeiras uniformizando procedimentos e reduzindo a margem de…

1 hora ago

Projeto pioneiro o CRC/RJ sobre Reforma Tributária ocorre dia 09

Iniciativa inédita capacitou mais de 4 mil profissionais e arrecadou mais de 2 toneladas de…

1 hora ago

Trabalho remoto e turismo no exterior: o que é importante saber

A ideia de conhecer o mundo enquanto exerce um trabalho remoto para garantir o sustento…

2 horas ago