Contabilidade

EFD-Contribuições: publicada a versão 6.1.2 versão corretiva

De acordo com o Portal Sped, ao atualizar o Programa Gerador de Escrituração – PGE da EFD-Contribuições para a versão 6.1.1, alguns usuários têm identificado erros nos registros 0150, especificamente no campo 07 – IE (Inscrição Estadual) para contribuintes e participantes do Estado do Tocantins.

Para corrigir essa inconsistência, foi disponibilizada a versão 6.1.2 do PGE.
Importante:

  • Somente os contribuintes que enfrentaram esse problema devem atualizar para a versão 6.1.2.
  • Os demais contribuintes que não apresentaram estes erros podem continuar utilizando a versão 6.1.1 normalmente e efetuar a atualização em momento posterior.

Recomenda-se realizar a Cópia de Segurança de todas as escriturações contidas na base de dados, antes de instalar uma nova versão do sistema. 

Também é possível efetuar a nova instalação em pasta distinta da atual. Neste último caso, as escriturações já registradas não serão acessíveis diretamente pela nova versão do sistema, sendo necessário efetuar o acesso através da pasta de instalação antiga.

Os contribuintes que criaram ou importaram a escrituração na versão 6.1.0 e 6.1.1 deverão exportar a escrituração, e, em seguida, importar novamente, editar, validar, assinar e transmitir na versão 6.1.2. 

Caso seja utilizado algum arquivo de escrituração assinado em versões anteriores do PGE, a assinatura deverá ser removida previamente à importação na versão 6.1.2.

Leia também:

O que é EFD-Contribuições?

A EFD Contribuições, conforme mencionamos anteriormente, é um arquivo digital que faz parte do SPED Fiscal e deve ser entregue pelas pessoas jurídicas para escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo. 

Para isso, é necessário utilizar como base os documentos e operações representativos das receitas auferidas, custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade.

A periodicidade de apresentação do arquivo é mensal, devendo ser transmitido até o décimo dia útil do segundo mês subsequente ao de referência da escrituração.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

É possível se aposentar começando a contribuir aos 50 anos?

Entenda como o planejamento pode ajudar você em uma situação como essa

8 horas ago

Quando o negócio não é totalmente seu: como a contabilidade consultiva reduz riscos em franquias, licenças e modelos dependentes

Empreender nunca foi tão acessível quanto hoje. Em vez de criar uma empresa do zero,…

8 horas ago

Você usa seu carro a serviço da empresa? Veja seus direitos e se proteja

Entenda como agir a fim de evitar problemas no futuro com o empregador

8 horas ago

Mudanças nas regras da aposentadoria dos professores 2026

As regras da aposentadoria mudam a cada ano, exigindo um pouco mais de contribuição

9 horas ago

Reforma Tributária e o registro de contrato de locação

A regulamentação do IBS e da CBS pela Reforma Tributária introduziu, por meio do Art.…

11 horas ago

Reforma Tributária e ICMS/SP: adaptação ao novo layout de emissão de NFS-e

A NFS-e passará a apresentar novos campos para destaque do IBS e da CBS.

12 horas ago