Reforma Tributária
Empreendedor, prepare-se! Veja como a Reforma Tributária impacta o Simples Nacional
A Reforma Tributária no Simples Nacional gera dúvidas sobre como afetará a arrecadação e o funcionamento das empresas. Proposta por duas PECs, a nova reforma busca simplificar a forma de cobrança e recolhimento de tributos no Brasil.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Reforma Tributária no Simples Nacional e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1. Reforma tributária e o Simples Nacional: como funcionam?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “A Reforma Tributária tem por objetivo a simplificação dos métodos de recolhimento de impostos, otimizando a arrecadação e tributação sobre empresas. No entanto, algumas características e singularidades da reforma merecem atenção.
Especificamente, qual a relação entre a Reforma Tributária e o Simples Nacional. Como estratégia de melhoramento do Sistema Tributário Brasileiro, a reforma propõe a reunião de alguns impostos em um único: IBS e CBS, caracterizados com um IVA dual.
Mas, quais as implicações da Reforma Tributária no Simples Nacional? Quais são as características e quais os impactos nos regimes tributários vigentes no Brasil?”
2. O que muda no Simples Nacional com a reforma tributária?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”A grande alteração proposta pela nova Reforma Tributária, no texto base em tramitação, é a possibilidade das empresas optantes pelo Simples Nacional recolherem o CBS e IBS de maneira paralela ao programa de recolhimento.
Isso implica em crédito tributário que poderá ser resgatado pela empresa, além de demonstrar solidez e estrutura frente ao mercado e potenciais investidores. Nesse sentido, o recolhimento ainda não é previsto no texto das PECs, mas pode se tornar uma estratégia de negócio válida para as empresas.
De todo modo, a Reforma Tributária no Simples Nacional pode avançar e, em cenários futuros, se estruturar de modo a contemplar a inclusão do CBS e IBS no conjunto de tributos.
Mas esta não é uma notícia temerosa ou preocupante aos donos e sócios. Isto devido ao próprio fundamento da reforma, a unificação de tributos e racionalização da maneira como o sistema tributário brasileiro opera.”
3. Vão surgir novas categorias no Simples Nacional após a reforma tributária?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Se bem que, ao que tudo sinaliza, há possibilidade de inserção do CBS e IBS no conjunto de tributos incidentes no Simples Nacional. Isto ocorre devido à natureza dos impostos atualmente recolhidos e da proposta de simplificação.
No entanto, tanto os textos bases das PECs quanto os especialistas não conjecturam uma reestruturação nas modalidades de arrecadação por critérios de qualificação da empresa em um ou outro regime tributário.
Isto é, não se propõe a criação, substituição ou eliminação da organização em Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional nas propostas de reestruturação do Sistema Tributário Brasileiro.
A é-Simples acompanha de perto todas as transformações no cenário brasileiro. Desse modo se compreende a movimentação e apresenta aos seus clientes as melhores estratégias e direcionamentos.
Por isso desenvolvemos uma ferramenta única, capaz de otimizar e facilitar toda a gestão contábil de empresas optantes pelo Simples Nacional. Por exemplo, nossa inteligência em recuperação de impostos.
Assim, para saber mais sobre as novidades no cenário brasileiro, acompanhe nosso blog e antecipe as transformações!”
Quer ajuda para lidar com os impactos da Reforma Tributária no Simples?
Teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo: “Reforma Tributária no Simples Nacional: entenda como funciona!”. Disponível em: reforma-tributaria-simples-nacional/. Por Leonel Monteiro em 20/10/2023
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
-
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Imposto de Renda2 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
MEI4 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
CLT3 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Economia3 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.