Destaque
Entenda como funciona o empréstimo do INSS
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona.
Se você é aposentado ou pensionista do INSS, com toda certeza algum empréstimo ou cartão de crédito consignado já foi ofertado para você, é normal possuir dúvidas sobre esse tipo de crédito e como ele funciona.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar de maneira simples o que é o empréstimo do INSS e como ele funciona.
O que é o empréstimo do INSS?
O empréstimo consignado do INSS é descontado diretamente na folha de pagamento dos beneficiários, ele é oferecido por diversas instituições financeiras e os juros podem variar, podendo encontrar taxas de até 1,66% ao mês.
Portanto, o consignado do INSS é um empréstimo com juros mais baixos que o normal, nele os beneficiários autorizam que o desconto seja feito diretamente do benefício. Os valores disponíveis podem mudar segundo os critérios dos bancos.
É possível pegar mais de um empréstimo?
Sim, o segurado pode pegar mais um empréstimo do INSS, se ele já fez um, outro pode ser solicitado, desde que ainda se tenha margem. Se ainda tiver uma porcentagem que possa ser descontada do seu benefício, é possível fazer um empréstimo.
A margem é o valor máximo que pode ser descontado da pensão ou aposentadoria para o pagamento de prestações de empréstimos consignados.
Confira abaixo quais são as margens para empréstimo pessoal (excluindo cartão):
- Aposentados e pensionistas: a 35% do benefício para empréstimo pessoal;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): até a 30% da renda pode ser comprometida para empréstimos.
Como solicitar?
Pesquise a instituição financeira que você deseja pedir o empréstimo, após definir o banco, basta você fazer o download do aplicativo da instituição financeira (certifique-se que é o real), caso você já tenha conta no banco pode fazer por ela mesmo.
Procure a opção “empréstimos” e clique na opção para “Consignado do INSS”, alguns bancos depositam o valor na conta em algumas poucas horas, te garantindo dinheiro rápido.
Pelo site “MEU INSS” é possível consultar quais são os bancos com as melhores taxas de juros para solicitar um empréstimo. Uma outra opção para o empréstimo é ir até uma agência bancária presencialmente.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.