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Entenda o que muda para os contadores com a exclusão da profissão do regime MEI

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Medida foi aprovada, recentemente, pelo Comitê Gestor do Simples Nacional

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) divulgou que as atividades de contabilidade (contadores e técnicos contábeis) não fazem mais parte do regime de Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, também foram retiradas da categoria MEI atividades de arquivador de documentos e personal trainer. Com essa mudança, muitos contadores terão de fechar seus escritórios e começar a trabalhar por conta própria, com uma carteira de clientes mais enxuta e assumindo altos tributos.

“O desenquadramento do contador como MEI afeta negativamente novos profissionais que estão entrando no mercado agora, começando a empreender e montando uma carteira de clientes”, explica Christian De Cico, CEO da Arquivei, empresa que fornece plataforma de armazenamento, organização e consulta de NFes . A plataforma é usada por diversos contadores e departamentos fiscais para que as empresas possam ficar em dia com sua contabilidade e evitar problemas com a Receita Federal.

Profissionais de contabilidade estão organizando um abaixo-assinado para reverter a decisão do CGSN. Além disso, os profissionais e técnicos de contabilidade estão se movimentando para que o tanto o Conselho Federal como o Regional de Contabilidade se posicionem perante à situação e ao CGSN.

O microempreendedor que atua nessas atividades terá que solicitar seu desenquadramento no Portal do Simples Nacional. O desenquadramento de ofício dessas ocupações por parte das administrações tributárias poderá ser efetuado a partir do segundo exercício subsequente à supressão da referida ocupação.

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Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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