Contabilidade
EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é fundamental entender o que é o Exame de Qualificação Técnica (EQT). As inscrições iniciaram recentemente e muitos profissionais querem entender como essa seleção funciona.
As inscrições iniciaram no dia 04 de fevereiro e vão até o dia 16 de março, podendo ser realizadas por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de inscrição do exame está no valor de R$ 260 por prova.
Confira nos próximos tópicos mais detalhes sobre o EQT 1/2025 e entenda como essa seleção funciona.
O que é o EQT?
O EQT é destinado a contadores que já possuem registro no Conselho Regional de Contabilidade, que atuam ou desejam atuar como auditor independente ou perito contábil, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.
O 1º EQT de 2025 será dividido em 6 provas, cada uma com uma finalidade:
- Realização da prova de qualificação técnica geral: é fundamental ser aprovado neste exame, por ser condição para obtenção do registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade — data da prova: 05 de maio de 2025.
- Realização da qualificação técnica geral para perito contábil: prova para o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC — data da prova: 06 de maio.
- Realização da prova da Comissão de Valores Mobiliários (CVM): Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM — data da prova: 07 de maio.
- Realização da prova do Banco Central do Brasil (BCB): Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB — data da prova: 08 de maio.
- Realização da prova da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP): exame de qualificação técnica específico para todos os auditores independentes que desejam atuar nas instituições reguladas pela SUSEP — data da prova: 09 de maio.
- Realização da prova da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC): Prova Específica para atuação em auditoria nas entidades supervisionadas pela Previc — data da prova: 10 de maio.
Para mais detalhes sobre a prova, acesse a página da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia também:
- Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
Quem é considerado aprovado?
Todas as provas seguem o mesmo padrão, sendo compostas por 25 questões objetivas, valendo 2 pontos cada e 2 questões dissertativas, valendo 25 pontos cada, portanto, cada prova vale 100 pontos.
Será considerado aprovado o inscrito que conseguir obter, no mínimo, 60% dos pontos das questões objetivas e 60% dos pontos na soma das questões da prova inscrita (dissertativa).
O edital destaca mais de uma vez a seguinte mensagem:
“O examinando que se submeter às provas específicas (CVM, BCB, Susep e/ou Previc) somente será considerado aprovado nessas se obtiver aprovação na prova de Qualificação Técnica Geral (QTG), salvo se já for inscrito no CNAI do CFC”.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep