Governo Federal
Fraude no INSS: deputados cobram devolução imediata dos valores descontados
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou de uma audiência na Câmara dos Deputados para explicar sobre as fraudes no INSS.
Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) foi divulgado que milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos indevidos nos seus pagamentos nos últimos anos, sendo vítimas da fraude que aconteceu no INSS.
Algumas entidades cobraram dos beneficiários o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024. Como consequência, Alessandro Stefanutto foi demitido da presidência do órgão.
Em audiência na Câmara dos Deputados na última terça-feira, dia 29 de abril de 2025, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, resumiu as ações da Pasta para enfrentar as fraudes no INSS.
As ações do ministério da Previdência para combater as fraudes no INSS
Carlos Lupi listou algumas das ações do ministério da Previdência para combater a fraude que aconteceu no INSS. Mesmo admitindo uma demora, principalmente em relação à demissão de Alessandro Stefanutto.
A audiência aconteceu na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara, onde foi confirmada a suspensão provisória de todos os descontos associativos e a expectativa de ressarcimento às vítimas.
Leia também: INSS: O ponto facultativo vai afetar o pagamento dos benefícios?
O ministro destacou que as ações de uma força-tarefa montada no início do governo Lula contra fraudes no INSS. Lupi destacou também que a atual operação policial (da CGU e da PF) surgiu de investigação interna do Ministério da Previdência.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
Deputados cobram devolução imediata dos valores descontados
Mesmo com as explicações, uma das organizadoras da audiência, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) destacou que a maioria dos parlamentares deseja que aconteça a restituição imediata dos valores descontados na fraude que aconteceu no INSS, inclusive com recursos da União.
“O rigor tem que ser absoluto para que esse dinheiro seja devolvido aos cofres de cada um dos 7,7 milhões de cidadãos brasileiros que sofreram essa fraude”, destacou a deputada do PSD-RJ.
“A União também errou. É importante que ela faça essa restituição, porque o idoso não poderá esperar 10 anos, 20 anos e precatório até receber esses recursos.” completou Laura Carneiro, justificando a urgência dos pagamentos.
O deputado Zucco (PL-RS), declarou que vai coletar assinaturas para instalar “CPI do roubo dos aposentados” para investigar a fraude do INSS. E o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) solicitou a demissão imediata de Carlos Lupi.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.