INSS
Fraude no INSS: descontos ainda estão suspensos e vítimas cobram rapidez
Aposentadorias e pensões tiveram seus descontos suspensos. Veja como excluir cobrança indevida
O recém-nomeado presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o procurador federal Gilberto Waller, assegurou na segunda-feira, dia 05, que a suspensão dos descontos em aposentadorias e pensões permanecerá vigente até que um novo modelo seja implementado.
Ademais, Waller prometeu que o ressarcimento às vítimas do esquema de fraudes descoberto no INSS ocorrerá de maneira “rápida” e “desburocratizada”, embora o órgão ainda não tenha estabelecido um prazo para que isso aconteça.
Na visão do procurador, o INSS deveria adotar uma postura mais ativa, “visitando as instituições” que oferecem serviços com desconto em folha aos segurados, a fim de “verificar sua existência e capacidade operacional”.
“Não se trata de firmar convênio com qualquer um, nem de autorizar indiscriminadamente. É um dinheiro valioso para o nosso segurado”, enfatizou Waller. “A intenção é regularizar, modificar e planejar mudanças e melhorias para o INSS.”
A suspensão dos descontos em benefícios previdenciários foi determinada na semana anterior pelo Ministério da Previdência. Atualmente, o governo federal analisa as formas de restituir os valores desviados pelo esquema de fraudes, que, segundo a Polícia Federal, alcançaram a cifra de pelo menos R$ 6,8 bilhões entre 2019 e 2024.
Segundo as investigações, os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios, sem autorização das pessoas.
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Como saber se houve valores descontados?
Para descobrir se houve descontos indevidos, o aposentado ou pensionista deve consultar o extrato do INSS. No documento, estão todas as retiradas, tanto de crédito consignado como de mensalidades associativas.
Veja o passo a passo:
- Acesse o app ou site Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique em “Extrato de benefício”
- Em seguida, clique sobre o número do benefício
- Na próxima tela, irá aparecer o extrato
- Basta, então, verificar descontos de mensalidades associativas
Leia também: Fraude no INSS: O dinheiro descontado ilegalmente será devolvido?
Como excluir cobrança indevida?
O aposentado ou pensionista que não reconhecer um desconto em seu benefício pode requerer o serviço “excluir mensalidade associativa” pelo aplicativo, no site do Meu INSS ou pela central 135.
- Entre no app Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br
- Clique no botão “novo pedido”
- Digite “excluir mensalidade”
- Clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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