Governo Federal
Fraude no INSS: ministro de Previdência afirma que não se omitiu
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que não se omitiu e que combateu a fraude que aconteceu no INSS.
Após bilhões de reais serem descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse, na última segunda-feira (28), que não se omitiu e destacou algumas das suas ações para combater a fraude.
Milhões de beneficiários foram prejudicados por conta dos descontos indevidos, o valor descontado indevidamente entre 2019 e 2024, segundo a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), foi de R$ 6,3 bilhões.
O INSS publicou uma nota recentemente destacando algumas ações tomadas para combater as fraudes no período, Lupi afirma não ter se omitido e destaca que atuou para evitar as fraudes.
A Fraude do INSS
Além de todos os números divulgados, a CGU apurou que mais de 742 mil aposentados e pensionistas apontaram descontos indevidos somente no 1º semestre de 2024, comprovando que existia um grande problema, que estava sendo denunciado.
742.389 beneficiários solicitaram cancelamento dos descontos associativos no começo do ano passado, ao todo 6,54 milhões de beneficiários tiveram algum desconto em folha, ainda não se sabe quantos foram vítimas de fraude.
Leia também: Fraude no INSS: O dinheiro descontado ilegalmente será devolvido?
Já foi comprovado que o ministro da Previdência, foi avisado 10 meses antes de o governo começar a tomar providências para barrar as fraudes e o mesmo já admitiu estar ciente dos descontos, nas precisou reunir documentações e informações antes de tomar uma decisão.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
Ministro da Previdência afirma que não se omitiu!
Carlos Lupi presidiu a 312ª reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em Brasília e destacou que constatou às fraudes e que tomou algumas ações para combater os crimes:
“Iniciamos a verificação das denúncias apresentadas em junho de 2023. Em março de 2024 aprovamos o primeiro regulamento sobre o tema. Em abril, suspendemos cautelarmente novas operações e passamos a cobrar biometria”, citou o ministro.
Carlos Lupi também destaca que não houve omissão: “Em nenhum momento me omiti. Muito pelo contrário, agimos para tentar conter as fraudes. Este é um trabalho que precisa ser feito de modo aprofundado e com muita responsabilidade”.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
MEI5 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Reforma Tributária3 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.