INSS
Fraude no INSS: Veja como funcionará o ressarcimento das vítimas
Entenda como vai funcionar o ressarcimento das pessoas que foram vítimas da fraude que aconteceu no INSS.
Após a Fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) levar a demissão de um ministro e do ex-presidente do órgão, parlamentares, a mídia e a população seguiram cobrando o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.
Bilhões de reais foram descontados indevidamente durante anos de milhões de aposentados e pensionistas, porém, segundo o INSS, a partir da próxima quarta-feira, dia 14 de maio, começa o ressarcimento dos beneficiários.
O INSS compartilhou recentemente uma notícia explicando como funcionará o reconhecimento e o ressarcimento das vítimas dos descontos ilegais que aconteceram nos últimos anos.
Notificação dos beneficiários
Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), foi exposto para todo o Brasil que bilhões de reais foram descontados ilegalmente da conta de aposentados e pensionistas.
Já na próxima terça-feira, dia 13 de maio de 2025, o INSS vai notificar aproximadamente 9 milhões de pessoas que tiveram descontos sem autorização nos seus benefícios. A notificação dos 27 milhões de beneficiários que não tiveram descontos ilegais já começou pelo aplicativo.
Entre 2019 e 2024, aproximadamente R$ 6,3 bilhões foram descontados ilegalmente. Para devolução desse dinheiro, o governo publicou um cronograma estipulando prazos para solucionar o problema. O contato com os aposentados e pensionistas vai acontecer exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS.
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
O anúncio
O anúncio do Governo Federal aconteceu na última quinta-feira (8), foi divulgado que o Ministério da Previdência vai fortalecer a transparência e garantir a tranquilidade de aposentados e pensionistas sobre seus benefícios.
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos vão precisar informar se as operações foram autorizadas ou se foram prejudicados pelas fraudes para, então, solicitar o ressarcimento dos valores.
Todo processo será feito pelo site e aplicativo oficial do órgão, portanto, é preciso tomar cuidado com golpes. O INSS não vai mandar e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará e não enviará link.
Leia também: Parei de contribuir com o INSS. Qual o prazo de carência que tenho?
Como vai funcionar a devolução dos valores descontados ilegalmente dos beneficiários do INSS?
O INSS vai defender os beneficiários vítimas dos golpes, as associações contestadas vão receber um prazo de 15 dias úteis para comprovar a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Se não for comprovado, será preciso realizar a devolução dos valores cobrados indevidamente.
Caso uma associação não comprove o vínculo, ela precisará realizar a devolução dos valores ao INSS, que irá repassar ao segurado por meio de folha de pagamento. Os beneficiários poderão acompanhar a movimentação pelo aplicativo ou site Meu INSS.
A devolução será para os descontos a partir de março de 2020, ainda não foi informado a partir de qual data começará a devolução do dinheiro descontado irregularmente para os aposentados e pensionistas.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.