INSS
Fraude no INSS: Veja como funcionará o ressarcimento das vítimas
Entenda como vai funcionar o ressarcimento das pessoas que foram vítimas da fraude que aconteceu no INSS.
Após a Fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) levar a demissão de um ministro e do ex-presidente do órgão, parlamentares, a mídia e a população seguiram cobrando o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.
Bilhões de reais foram descontados indevidamente durante anos de milhões de aposentados e pensionistas, porém, segundo o INSS, a partir da próxima quarta-feira, dia 14 de maio, começa o ressarcimento dos beneficiários.
O INSS compartilhou recentemente uma notícia explicando como funcionará o reconhecimento e o ressarcimento das vítimas dos descontos ilegais que aconteceram nos últimos anos.
Notificação dos beneficiários
Após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), foi exposto para todo o Brasil que bilhões de reais foram descontados ilegalmente da conta de aposentados e pensionistas.
Já na próxima terça-feira, dia 13 de maio de 2025, o INSS vai notificar aproximadamente 9 milhões de pessoas que tiveram descontos sem autorização nos seus benefícios. A notificação dos 27 milhões de beneficiários que não tiveram descontos ilegais já começou pelo aplicativo.
Entre 2019 e 2024, aproximadamente R$ 6,3 bilhões foram descontados ilegalmente. Para devolução desse dinheiro, o governo publicou um cronograma estipulando prazos para solucionar o problema. O contato com os aposentados e pensionistas vai acontecer exclusivamente via notificação por meio do Meu INSS.
Leia também:
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
- Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
O anúncio
O anúncio do Governo Federal aconteceu na última quinta-feira (8), foi divulgado que o Ministério da Previdência vai fortalecer a transparência e garantir a tranquilidade de aposentados e pensionistas sobre seus benefícios.
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos vão precisar informar se as operações foram autorizadas ou se foram prejudicados pelas fraudes para, então, solicitar o ressarcimento dos valores.
Todo processo será feito pelo site e aplicativo oficial do órgão, portanto, é preciso tomar cuidado com golpes. O INSS não vai mandar e-mail ou mensagem via WhatsApp, não ligará e não enviará link.
Leia também: Parei de contribuir com o INSS. Qual o prazo de carência que tenho?
Como vai funcionar a devolução dos valores descontados ilegalmente dos beneficiários do INSS?
O INSS vai defender os beneficiários vítimas dos golpes, as associações contestadas vão receber um prazo de 15 dias úteis para comprovar a filiação, a autorização para desconto e a identidade do segurado. Se não for comprovado, será preciso realizar a devolução dos valores cobrados indevidamente.
Caso uma associação não comprove o vínculo, ela precisará realizar a devolução dos valores ao INSS, que irá repassar ao segurado por meio de folha de pagamento. Os beneficiários poderão acompanhar a movimentação pelo aplicativo ou site Meu INSS.
A devolução será para os descontos a partir de março de 2020, ainda não foi informado a partir de qual data começará a devolução do dinheiro descontado irregularmente para os aposentados e pensionistas.
Curso de Recuperação do Simples Nacional você irá aprender a recuperar o PIS e COFINS de 60 meses em apenas 3 dias! Veja como Clicando Aqui!
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep