Connect with us

Economia

IBC-Br registra retração de 0,7% na economia brasileira em maio

Autor: Mariana Freitas

Publicado em

IBC-Br / Imagem: Freepik

A economia brasileira apresentou retração de 0,7% em maio, de acordo com o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador é considerado uma prévia do PIB e serve como um termômetro da atividade econômica do país.

Essa queda registrada, interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de alta e marca um recuo.

Agropecuária liderou a retração

Entre os principais componentes do índice, a agropecuária obteve a pior retração de 4,2% no mês. Já a indústria também recuou 0,5%, enquanto o setor de serviços, responsável por uma grande parte do PIB brasileiro, permaneceu praticamente estável.

O papel do IBC-Br

O IBC-Br é um dos principais instrumentos utilizados pelo Banco Central (BC) para embasar suas decisões política monetária, principalmente para a análise e definição da Taxa básica de juro (Selic) . Basicamente, esse indicador agrega dados de produção industrial, comércio, serviços, agropecuária e arrecadação de impostos.

Leia também:

PIB oficial ainda apresente crescimento

Embora o IBC-Br seja uma referência importante, o cálculo oficial do PIB é feito pelo IBGE, que divulga os resultados trimestralmente. E, no primeiro trimestre de 2025, o PIB cresceu 1,4% em relação ao trimestre anterior.

As projeções para o desempenho da economia brasileira em 2025 tem variado entre os analistas. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC, estima-se um crescimento de 2,2% para o ano.

Leia mais em Economia

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil