Categories: DestaquesINSS

INSS: Acabou de se aposentar? Veja 5 direitos que precisa conhecer

Um dos direitos mais conhecidos por quem está prestes a se aposentar são os descontos em ingressos e viagens. Mas saiba que ele não é o único! Os trabalhadores também tem prioridade na restituição do Imposto de Renda e muitas outras garantias.

O advogado e especialista em Previdência Dr. Átila Abella fez uma lista de cinco direitos de quem recebe aposentadoria que você provavelmente não sabia. Confira:

1) Saque do Fundo de Garantia:

O trabalhador aposentado pode sacar todo o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sem risco de perda de direitos e cobrança de multas caso ele venha a ser demitido sem justa causa no futuro. A lei também possibilita o saque dos novos depósitos mês a mês, desde que ele continue trabalhando na mesma empresa. Ao trocar de emprego, o saque só será liberado quando o contrato for encerrado.

2) Manutenção do plano de saúde

O aposentado tem direito a continuar a usufruir do convênio. O benefício é garantido para aqueles que contribuíam parcialmente com o pagamento mensal do seu plano de saúde.

3) Prioridade na restituição do Imposto de Renda

Contribuintes com 60 anos ou mais têm o direito a receber antes a restituição do Imposto de Renda. Além disso, aqueles que caírem na “malha fina” também têm prioridade na correção de falhas na declaração.

4) Viagens gratuitas em ônibus interestaduais

Não é somente nos ônibus e metrô que os aposentados têm direito à gratuidade. Ônibus interestaduais também oferecem cotas gratuitas para atendê-los. Basta solicitar diretamente nas próprias companhias. Saiba como.

5) Descontos em ingressos

Assim como os estudantes, aposentados acima de 60 anos também pagam meia-entrada em ingressos para shows, espetáculos, museus e parques. Para saber como obter o benefício, basta consultar o regulamento das empresas.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago