INSS suspende contratos com a Crefisa para pagar segurados / Imagem Divulgação
Depois do Agibank, o INSS suspendeu preventivamente os contratos com a operadora financeira Crefisa para o pagamento de benefícios após identificar irregularidades como coação de aposentados e pensionistas.
A Crefisa foi a vencedora em 25 dos 26 lotes disponíveis para o pagamento de novos benefícios no último leilão realizado, em 2024.
A Crefisa informou que “recebeu com surpresa” a notícia da suspensão do seu contrato com o INSS, “uma vez que não foi formalmente comunicada”. “O Banco Crefisa reitera que não praticou qualquer irregularidade e que vem cumprindo integralmente as cláusulas do contrato vigente, respeitando todos os critérios legais e contratuais estabelecidos, reforçando seu compromisso com a ética, a legalidade e a boa-fé contratual”.
Acrescentou que “nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes” nem “há coação para abertura de conta corrente e venda casada de produtos”. “Prova disso é que menos de 5% dos beneficiários atendidos pelo banco abriram conta corrente na instituição”.
Leia também:
Segundo o INSS, a decisão pela suspensão cautelar foi tomada após identificar “reiteradas reclamações” registradas por diferentes canais de ouvidoria.
Entre as principais irregularidades identificadas, estão:
Por ser medida cautelar, a suspensão se aplica aos novos pagamentos de benefícios. Desse modo, as aposentadorias e pensões de beneficiários que já recebem o benefício pela empresa não são afetadas.
Segundo o INSS, a suspensão foi aplicada pois é “necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público, até a conclusão definitiva dos processos de apuração”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…
A circulação de notícias falsas deixou de ser um problema apenas político ou social: tornou-se…