+ Lidas
Interjornada: veja o que é e como funciona esse intervalo
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que todo trabalhador tem direito ao descanso após sua jornada de trabalho.
Esse período é chamado de intervalo interjornada e tem como objetivo, garantir a saúde e segurança do funcionário. Desta forma, esse descanso corresponde ao momento do término das atividades laborais até o início de outra.
Diante da importância deste período, hoje vamos falar sobre esse intervalo, a fim de tirar suas dúvidas sobre como ele funciona. Acompanhe!
O que é intervalo interjornada?
Está regulamentado por lei que o trabalhador possui o direito a 11 horas de descanso entre duas jornadas de trabalho.
Sendo assim, a empresa não pode exigir que o trabalhador compareça ao local de trabalho durante seu período de descanso, visto que estará descumprindo a determinação.
Mas se isso acontecer, o funcionário pode cobrar que seja pago um adicional referente às horas extras trabalhadas durante o intervalo interjornada. A orientação é de que o período trabalhado seja pago com acréscimo de 50% sobre o custo da hora normal de trabalho.
A exceção para determinação diz respeito às jornadas de trabalho diferentes ou na possibilidade de existirem acordos em razão da natureza da atividade que é desenvolvida pelo colaborador. Veja as hipóteses:
- Escala 12×36: o repouso será de 36 horas após 12 horas trabalhadas;
- Serviço ferroviário: possui intervalo interjornada de 14 horas;
- Jornalistas: período de descanso é de, no mínimo, 10 horas
- Motoristas: têm direito ao descanso de 11 horas dentro de um período de 24 horas.
Importância do intervalo
O intervalo é caracterizado como uma medida de saúde para o trabalhador. Desta forma, esse período é voltado para descanso, alimentação, higiene, lazer e outras atividades que podem auxiliar na recuperação de suas energias.
Especialistas ressaltam que se o funcionário não tiver um período de descanso, poderá ser prejudicado no trabalho devido ao baixo rendimento e isso também costuma resultar em sérios problemas de saúde.
Dentre as principais enfermidades causadas pela falta de descanso está o estresse, baixa imunidade, pressão alta, exaustão e até mesmo problemas mais graves, como a síndrome do burnout, que está relacionado ao cansaço físico e mental.
Intervalo interjornada x intrajornada
Muitas pessoas também podem confundir os termos intervalo interjornada e intrajornada. Portanto, saiba que o primeiro se trata do momento de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Por sua vez, a intrajornada se trata das pausas durante o período trabalhado. Isso acontece da seguinte forma:
- Trabalhadores que atuam de 4 a 6 horas: tem direito a 15 minutos de descanso;
- Trabalhadores que atuam mais de 6 horas: têm direito à pausa de 1 hora ou mais.
Caso seja desenvolvido atividades profissionais a pedido da empresa durante o intervalo intrajornada, também deve ser pago a hora extra, que serão calculadas de acordo com as horas que forem exercidas a mais.
Uma ferramenta que pode auxiliar empregadores e funcionários a fazerem o monitoramento das horas trabalhadas é o registro de ponto, visto que a falta dele é considerado um dos principais geradores de processos trabalhistas.
-
Sem categoria17 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional6 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
MEI13 horas ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo6 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira