Connect with us

Chamadas

Luz pode voltar a ser cortada por falta de pagamento para famílias de baixa renda

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Infelizmente essa não é uma boa notícia para os milhares de consumidores de baixa renda, inscritos na Tarifa Social. É que a partir de outubro está cancelada a medida que impedia o corte de luz por inadimplência para esta camada da sociedade. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a medida que havia suspendido o corte desde abril devido à pandemia da Covid-19. 

Esse prazo foi estendido até 30 de setembro, mas inicialmente era para ter encerrado em 30 de junho. A Aneel informou que não há previsão para outra prorrogação. Portanto, quem não pagar a conta de luz, terá o fornecimento cortado.

Contudo, antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar a notificação ao consumidor com uma antecedência de 15 dias. Essa notificação deve ser escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura.

.No caso específico das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas. A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica.

No ano passado, a Aneel tinha adotado medida semelhante, mas inicialmente a proibição do corte por falta de pagamento englobava todos os consumidores residenciais e serviços essenciais. Em seguida, a agência prorrogou a suspensão até o final de 2020, mas apenas para consumidores de baixa renda.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil