MEI atrasado: entenda quais os prejuízos e como regularizar
Se a sua microempresa está com o pagamento do MEI atrasado, saiba o que fazer. Todos os microempreendedores individuais devem realizar o pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que inclui tributos como ICMS, ISS e INSS. A inadimplência no pagamento pode acarretar consequências negativas.
Os microempreendedores individuais têm até 31 de janeiro de 2025 para regularizar suas pendências com a Receita Federal. Esse prazo foi prorrogado para oferecer mais tempo aos empreendedores com dificuldades financeiras.
Quem não regularizar a situação até a data limite será excluído do Simples Nacional a partir de 1º de fevereiro de 2025. Para pagar as guias em atraso é simples: o acesso dos boletos DAS se dá por meio do Portal do Empreendedor. Por ele, é possível emitir uma nova guia de pagamento para o recolhimento dos tributos em atraso, com acréscimos relativos a multas e juros.
É fundamental que o microempreendedor evite atrasos no pagamento, por diversos motivos, como a manutenção da Previdência Social em dia. Porém, caso ocorra o imprevisto de pagamento do MEI atrasado, é possível gerar o boleto pelo Portal PGMEI, de forma simples, contendo apenas o número do CNPJ.
O vencimento do DAS ocorre todo dia 20 de cada mês, mas o imposto incide para o mês seguinte. Vale lembrar que os valores para empresas de comércio e indústria, prestação de serviços e comércio e serviços são diferenciados, então fique atento.
Depende. O recebimento do auxílio-doença pelo MEI inadimplente depende do tempo sem pagamento dos tributos (DAS).
Mesmo deixando de pagar suas contribuições regularmente, o MEI ainda pode manter sua condição de segurado perante a Previdência Social por um período máximo de um ano. O cancelamento só ocorrerá caso não haja a regulamentação dos débitos, a partir da 13ª parcela em atraso (o 13º mês a contar do primeiro DAS em atraso).
Além disso, o atraso pode trazer outros prejuízos, como a impossibilidade de emitir notas fiscais, renovar contratos e manter alvarás de funcionamento.
Para gerar os boletos do MEI em atraso, siga este passo a passo. Vale lembrar que, uma vez pagos os DAS atrasados, por meio da emissão de novas guias com juros e multas, a situação será automaticamente regularizada perante a Receita Federal e demais órgãos competentes.
Você sabia que, se houver muitos débitos atrasados, é possível parcelá-los? Ao optar pelo parcelamento, você deverá pagar a parcela acordada juntamente com a guia mensal do DAS, até o dia 20 de cada mês.
A solicitação do parcelamento é realizada no Portal do Empreendedor ou no Portal do Simples Nacional. É importante se atentar que, antes de fazer esse procedimento, será necessário realizar a DASN – Declaração Anual Simplificada para MEI.
Após a entrega da DASN, o microempreendedor deverá aguardar cinco dias úteis para iniciar a solicitação de parcelamento de dívidas.
A resposta é sim. Esse regime oferece vantagens, como a simplificação dos impostos em uma única guia e carga tributária reduzida. Perder o acesso a esses benefícios pode aumentar os custos e dificultar a gestão dos negócios.
Dessa forma, mantenha seus pagamentos de tributos em dia para garantir conformidade com a legislação e evitar problemas relacionados ao atraso no MEI, prevenindo, assim, prejuízos futuros.
Por Gleiberson Bessa – Head de Operações da GestãoClick
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…