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MEI: Cobranças Indevidas

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Sebrae vai orientar órgãos públicos e empreendedores para aplicação correta da lei federal

Em várias cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados, os Microempreendedores Individuais (MEIs) vêm passando por cobranças indevidas, normalmente praticadas por prefeituras e secretarias. Embora o MEI tenha todos os seus custos reduzidos a zero, relacionados a fiscalizações, alvarás, vistorias e afins, conforme Lei Federal (LC 123/2006, art. 4º, § 3º), essas instituições entendem que a legislação municipal está acima da nacional. Ciente dessa situação, o Sebrae RS buscou apoio junto ao Sebrae Nacional, Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Confederação Nacional dos Municípios e Frente Nacional de Prefeitos para melhor orientar os empreendedores.

De acordo com o assistente técnico da Gerência de Relacionamento com Clientes do Sebrae RS, Lucas Soveral, são, aproximadamente, 40 municípios no Estado e tantos outros no resto do País que têm praticado essas cobranças. “A entidade tomou a iniciativa de buscar apoio federal para publicar uma Nota Técnica sobre esse assunto, além de desenvolver uma cartilha explicativa sobre a redução zero dos custos de tais cobranças para que assim não haja mais dúvida quanto a isso”, informa.

Em caso de dúvida, ou para mais informações, o empreendedor pode entrar em contato com o Sebrae RS pelo telefone 0800 570 0800, ou ainda procurar a unidade mais próxima da sua região.

Via Sebrae-RS

 

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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