Chamadas
Motivos para contribuir com o INSS
Quando se torna segurado do INSS, o contribuinte passa a ter direito não apenas ao benefício de aposentadoria, mas também a outros benefícios.
Existem outros tipos de benefícios previdenciários, que o segurado passa a ter direito, e que pode vir a precisar receber, que são:
- Auxílio doença: é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente.
- Aposentadoria por invalidez: devido ao cidadão incapaz de trabalhar e que não possa ser reabilitado em outra profissão.
- Aposentadorias: devido ao segurado que preencha os requisitos seja na aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.
- Pensão por Morte: pago aos dependentes do segurado que falecer.
- Auxílio Acidente: benefício de natureza indenizatória pago em decorrência de acidente que reduza permanentemente a capacidade para o trabalho. – Auxílio Reclusão: pago apenas aos dependentes do segurado do INSS durante o período de reclusão ou detenção.
- Salário Maternidade: pago no caso de nascimento de filho ou de adoção de criança.
O INSS é um seguro, portanto, você segurado paga sua contribuição, sem saber se vai usar, ou mesmo, quando vai precisar usar esse seguro.
Desta forma, para você segurado poder usar desse seguro, precisa contribuir com o INSS, não apenas pensando em uma futura aposentadoria, mas também pensando que também pode vir a precisar receber algum outro benefício diferente da aposentadoria, ou até mesmo seus dependentes após seu falecimento.
O INSS. precisa de uma contrapartida, para poder pagar o seu benefício, é como um seguro de carro, você pode receber o seguro do seu carro, caso aconteça danos materiais, mas se você não pagar o seguro, não terá o direito de receber, então esta situação serve como exemplo para a previdência.
Portanto, sempre mantenha a qualidade de segurado do INSS, para que seus direitos sejam resguardados, e quando precisar, possa estar assegurado pela previdência.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Franciele Greice de Azevedo, Advogada de Direito Previdenciário. OAB/PR nº 101.209.
-
Sem categoria13 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional5 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo4 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo5 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
-
Economia5 dias ago
BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto