Com o objetivo de reforçar a importância da amamentação, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou a Operação Nacional de Promoção da Parentalidade. Coordenada pela Inspeção do Trabalho e pela Coordenação Nacional de Combate à Violência, ao Assédio e de Promoção da Igualdade de Oportunidades no Trabalho (CONAIGUALDADE), a ação fiscaliza o cumprimento do Artigo 389, § 1º, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Essa lei exige que empresas com pelo menos 30 mulheres contratadas ofereçam um espaço adequado para a guarda dos filhos durante a amamentação, que deve incluir berçário, sala para amamentar, cozinha e banheiro.
Leia também:
Outra opção é a empresa firmar convênio com creches ou pagar auxílio-creche. Atualmente, cerca de 80 mil empresas estão sujeitas a essa regra.
De acordo com a auditora-fiscal do Trabalho Camilla de Vilhena Bemergui, a operação é importante para manter as mulheres no mercado de trabalho e garantir que as crianças recebam os cuidados necessários. Ela reforça que a responsabilidade pela criação dos filhos é de toda a sociedade, e que as empresas que cumprem a lei fortalecem suas políticas de inclusão.
Além disso, a CLT garante outros direitos às mulheres que amamentam, como dois intervalos de 30 minutos por dia para amamentar o bebê até os seis meses de idade e a proibição de realizar atividades insalubres durante a lactação.
A iniciativa do MTE está alinhada com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentação exclusiva até os seis meses de vida e complementar até, no mínimo, os dois anos. A operação destaca a necessidade de um ambiente de trabalho que apoie essa prática.
Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…