INSS
Parceria entre Correios e INSS facilita solicitação de benefícios por incapacidade em agências
Dr. Márcio Coelho, advogado previdenciário e trabalhista, avalia iniciativa como avanço no acesso a direitos previdenciários, especialmente para populações com pouca conectividade
Uma nova parceria entre os Correios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social promete ampliar o acesso da população aos benefícios previdenciários. A partir de agora, segurados poderão comparecer diretamente às agências próprias dos Correios para solicitar o Requerimento de Benefício por Incapacidade Temporária, o Atestmed, ou apresentar documentos necessários para o cumprimento de exigências (documentação complementar).
A iniciativa tem como principal objetivo alcançar pessoas que enfrentam dificuldades com o acesso digital, especialmente em regiões onde a internet é limitada ou inexistente. Para o advogado previdenciário e trabalhista Dr. Márcio Coelho, a medida é um passo importante para garantir direitos a quem mais precisa. “O Brasil é um país de proporções continentais, havendo locais onde a internet ainda não alcança, o que impossibilita o uso do aplicativo do INSS para solicitar o benefício por incapacidade temporária”, explica o especialista.
Segundo ele, a barreira tecnológica também atinge milhares de cidadãos em áreas urbanas, especialmente os mais humildes, que não possuem celular compatível ou têm dificuldade para manusear o aplicativo Meu INSS. “Portanto, é muito bem-vinda a parceria feita entre o Ministério da Previdência e as agências dos Correios, que agora passarão a receber os pedidos de benefícios para incapacidade temporária”, afirma Dr. Márcio.
Além da ampliação no atendimento, o advogado ressalta que a medida poderia facilitar outros tipos de solicitações junto ao INSS, como a restituição de valores descontados indevidamente de aposentados vítimas de fraudes. “Esperamos que, por este novo canal de comunicação, o INSS permita também a possibilidade de os milhões de aposentados vítimas da gatunagem do golpe do desconto indevido apresentarem o seu pedido de reembolso”, destaca.
De acordo com informações divulgadas pelo governo, o INSS já prepara os procedimentos para iniciar a restituição desses valores aos segurados prejudicados.
Leia mais:
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
- NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional1 dia ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Imposto de Renda5 dias ago
Contribuintes na malha fina devem se regularizar com urgência. Fisco emite convocação
-
Imposto de Renda5 dias ago
Nova tabela do IR 2026: o que muda no salário, aposentadoria e rotina contábil?
-
Negócios24 horas ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Fique Sabendo1 dia ago
Pix Automático torna-se obrigatório e promete facilitar a vida do MEI