INSS
Parceria entre Correios e INSS facilita solicitação de benefícios por incapacidade em agências
Dr. Márcio Coelho, advogado previdenciário e trabalhista, avalia iniciativa como avanço no acesso a direitos previdenciários, especialmente para populações com pouca conectividade
Uma nova parceria entre os Correios, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social promete ampliar o acesso da população aos benefícios previdenciários. A partir de agora, segurados poderão comparecer diretamente às agências próprias dos Correios para solicitar o Requerimento de Benefício por Incapacidade Temporária, o Atestmed, ou apresentar documentos necessários para o cumprimento de exigências (documentação complementar).
A iniciativa tem como principal objetivo alcançar pessoas que enfrentam dificuldades com o acesso digital, especialmente em regiões onde a internet é limitada ou inexistente. Para o advogado previdenciário e trabalhista Dr. Márcio Coelho, a medida é um passo importante para garantir direitos a quem mais precisa. “O Brasil é um país de proporções continentais, havendo locais onde a internet ainda não alcança, o que impossibilita o uso do aplicativo do INSS para solicitar o benefício por incapacidade temporária”, explica o especialista.
Segundo ele, a barreira tecnológica também atinge milhares de cidadãos em áreas urbanas, especialmente os mais humildes, que não possuem celular compatível ou têm dificuldade para manusear o aplicativo Meu INSS. “Portanto, é muito bem-vinda a parceria feita entre o Ministério da Previdência e as agências dos Correios, que agora passarão a receber os pedidos de benefícios para incapacidade temporária”, afirma Dr. Márcio.
Além da ampliação no atendimento, o advogado ressalta que a medida poderia facilitar outros tipos de solicitações junto ao INSS, como a restituição de valores descontados indevidamente de aposentados vítimas de fraudes. “Esperamos que, por este novo canal de comunicação, o INSS permita também a possibilidade de os milhões de aposentados vítimas da gatunagem do golpe do desconto indevido apresentarem o seu pedido de reembolso”, destaca.
De acordo com informações divulgadas pelo governo, o INSS já prepara os procedimentos para iniciar a restituição desses valores aos segurados prejudicados.
Leia mais:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
-
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Imposto de Renda2 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoAtenção MEI! Nova regra da Receita soma renda pessoal ao faturamento
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT3 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Simples Nacional5 dias agoComissão aprova tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas em falência
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Economia3 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.