Chamadas
Passos para uma gestão de fornecedores bem estruturada
Para o gerenciamento de um negócio de sucesso, é preciso ter muito cuidado e planejamento, principalmente no quesito fornecedores, já que essa é uma das atividades mais importantes do setor empresarial. O gerenciamento eficiente permite que os recursos sejam usados de forma efetiva e, por consequência, aumenta a produtividade e os ganhos da empresa.
Para garantir que essa eficiência seja atingida, é de suma importância gerenciar e controlar o relacionamento entre os fornecedores e a empresa, fazer continuamente avaliações para maximizar os ganhos e minimizar as perdas, sem prejudicar o relacionamento entre as duas partes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como estruturar uma boa gestão de fornecedores. Confira:
Não centralizar tudo em um único fornecedor
A dica de ouro é que tudo no setor empresarial precisa de redundância; se a empresa depender de um único fornecedor, pode ser que algum dia aconteça uma falha. A empresa pode fechar, entrar em greve, ter falta de insumos, etc… Tudo isso causa atrasos no fornecimento, que, fatalmente, afeta todo o resto da cadeia de produção. Para evitar esse problema, é sempre importante possuir mais de um fornecedor para contornar esses momentos de crise.
Aplicar métricas para entender os gargalos
Analisar continuamente todos os passos é outro passo importante. Rever com periodicidade cada processo relacionado ao fornecedor pode revelar novas estratégias, que podem se tornar mais eficientes que as já aplicadas e garantir maior sucesso da cadeia de produção.
Criar bases recheadas de dados atualizados pode ajudar a encontrar maneiras eficientes de contornar imprevistos e crises, sejam econômicas, de abastecimento ou pessoais. Quanto mais diversificadas as métricas, maior será o panorama de análise disponível e mais acertadas serão as decisões tomadas.
Manter o pagamento dos fornecedores em dia
Para que a gestão do fornecimento seja eficiente é preciso que as duas partes colaborem com suas respectivas funções; se a empresa contratante não cumpre com os pagamentos dos insumos entregues pelos fornecedores, fica mais difícil para que estes cumpram o seu papel. Muitas vezes, podem ocorrer greves por falta de pagamento, que vão prejudicar muito a cadeia de produção.
Investir em profissionais competentes
Outro ponto que deve ser muito bem ressaltado é a importância de um profissional competente atuando na área do fornecimento; muitos gestores acabam optando por utilizar outros profissionais menos qualificados para o setor, por conta do corte de gastos, mas em longo prazo isso acaba sendo uma decisão que evita ganhos maiores da empresa.
Investir em profissionais formados em ciências contábeis EAD ou presencial, engenharia de produção, aquisições, entre outras funções, é garantir que o fluxo de fornecimento esteja sempre em um patamar mais eficiente.
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional4 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Fique Sabendo3 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal13 horas ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia3 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra