Chamadas
Pensão alimentícia pode deixar de ser deduzida do imposto de renda
O Projeto de Lei (PL) nº 287, de 2021, em trâmite na Câmara dos Deputados, dispõe sobre o impedimento do genitor responsável pelo pagamento da pensão alimentícia, em deduzir os valores pagos na declaração do Imposto de Renda (IR).
Em contrapartida, o PL também sugere a isenção direcionada ao responsável pela guarda do beneficiário da pensão alimentícia de pagar o Imposto de Renda incidente sobre os valores recebidos.
“Quando da separação do casal, o homem que arca com a pensão alimentícia ainda tem o benefício de deduzir do seu imposto de renda o valor pago pela pensão, transferindo à mulher e aos filhos beneficiários o ônus de pagar o imposto de renda sobre o valor recebido para sua subsistência, o que, por si só, já deveria ser objeto de repúdio há muito tempo”, argumenta o autor, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

De acordo com o parlamentar, as modificações impostas pela Lei nº 7.713, de 1988, que regulamenta a incidência e deduções do Imposto de Renda, podem ser justificadas por distinções entre homens e mulheres nas relações de consumo, bem como no mercado de trabalho.
“Estudos feitos por profissionais gabaritados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontam para o fato de que itens de consumo destinados às mulheres têm, na imensa maioria das vezes, valores acima dos que os destinados ao público masculino. Além disso, os salários destinados às mulheres é, em média, 30% menor do que os dos homens”, conclui.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Laura Alvarenga
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional
-
Fique Sabendo4 dias agoConselho do FGTS libera uso do fundo para imóveis de até R$ 2,25 mi

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.