CLT
PIS/PASEP: brasileiros podem ter R$ 2,8 mil para receber, veja como conferir!
O Ministério da Fazenda lançou na última segunda-feira uma plataforma do Sistema de Ressarcimento de Valores do Extinto Fundo PIS/PASEP, o REPIS Cidadão, para agir como uma solução facilitadora.
A plataforma visa garantir a consulta e acesso ao saque de valores residuais das cotas do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), que terminou em 2020.
Se você quer consultar ou realizar um saque na plataforma, confira os próximos tópicos e se informe melhor sobre a novidade.
A nova plataforma do PIS/PASEP
No novo site o trabalhador (ou seu beneficiário legal) vai poder ter acesso a todas as informações sobre ao PIS/PASEP em um só local. Para acessar a nova plataforma basta realizar login com a sua conta gov.br (nível prata ou ouro) no site REPIS Cidadão.
No site, entre outras funcionalidades, será possível realizar a verificação de valores a serem sacados e como proceder para retirar o dinheiro, além disso, o portal também conta orientações específicas para herdeiros. Além do REPIS a consulta do PIS/PASEP ainda pode ser realizada por meio do aplicativo do FGTS.
Leia também:
- Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
Que valores são esses?
Os valores que serão consultados via REPIS Cidadão são referentes ao ressarcimento das cotas do extinto Fundo PIS/PASEP dos trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque.
O valor que pode ser sacado vai ter como base no tempo trabalhado (no período) e no salário da época. O Ministério da Fazenda calcula que o valor médio dos pagamentos será de R$ 2,8 mil. O sistema do REPIS Cidadão vai efetuar os primeiros pagamentos em 28 de março.
O portal foi criado pelo Ministério da Fazendo se baseou no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BCB), o “Valores a Receber” ficou muito popular por ser um meio onde os brasileiros podem consultar e sacar dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou em outras instituições.
-
Contabilidade1 dia ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional1 dia ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Fique Sabendo2 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
Negócios1 dia ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Imposto de Renda5 dias ago
Contribuintes na malha fina devem se regularizar com urgência. Fisco emite convocação
-
Contabilidade8 horas ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Imposto de Renda5 dias ago
Nova tabela do IR 2026: o que muda no salário, aposentadoria e rotina contábil?